×
Loading ...

Quais são as qualidades de uma família feliz?

Não existe receita mágica para a família perfeita. É difícil pais e filhos viverem em harmonia absoluta ao longo dos anos, pois conflitos sempre surgem. Pesquisadores mundo afora, incluindo o professor de desenvolvimento familiar e comunitário, John DeFrain, Ph.D., destacaram a questão de certas qualidades que as famílias devem desenvolver. Elas permitem que as crianças cresçam em um ambiente estável e ajudam os membros da família a se apoiarem em momentos difíceis.

A comunicação entre membros da família é vital para um ambiente estável (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Comunicação positiva

Um problema comum é a falta de comunicação entre os membros da família. As crianças ficam com os seus brinquedos enquanto os adultos pensam no trabalho e no serviço doméstico e, assim, raramente a família senta e conversa. Uma família feliz não tem uma comunicação apenas prática, o que ajuda todos a compreenderem e resolverem problemas juntos. Isso também permite que eles se envolvam em discussões que parecem triviais, mas que revelam características escondidas dos indivíduos e fortalecem as conexões entre eles.

Loading...

Resolução de conflitos

Muitas vezes, brigas familiares não podem ser resolvidas em uma discussão, pois a atmosfera está tensa e isso não levará a nada. A família, principalmente os pais, devem ser firmes com a disciplina e lidar com as crianças de maneira justa. Uma família feliz deve estabelecer regras claras de comportamento, cuja importância deve ser explicada pelos pais, não simplesmente impostas quando necessário. O mesmo se aplica para os conflitos entre marido e mulher e entre irmãos, quando não existe nenhum lado "superior". Resolver conflitos de forma eficiente garante a harmonia e a justiça para todos.

Afeto

A rotina diária é estressante para adultos, que enfrentam o trabalho e os filhos, e para os filhos, que vão à escola e pensam sobre o seu relacionamento com outras crianças. Os problemas que acontecem fora de casa podem ter um impacto profundo na moral de alguém, e a família deve estar pronta para ajudar. Infortúnios, como a perda de um amigo ou dificuldades financeiras, podem abater qualquer um e a tristeza é justificada. Em momentos difíceis, são os membros da família que devem demonstrar compaixão e tentar aliviar a dor.

Diversão

Além dos momentos difíceis que uma família unida precisa superar, passar um tempo agradável juntos é essencial. Jogos no parque ou em casa, ficar em frente à televisão e discutir os programas, visitar museus ou assistir a esportes são apenas ideias de atividades em família. Principalmente depois de alguma realização de um dos membros, como uma boa nota ou uma promoção no trabalho, realizar alguma dessas atividades é como um reconhecimento do esforço feito, o que melhora a autoestima do indivíduo em questão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...