Micro e macro marketing
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
O marketing é um elemento crucial para todas as empresas e indústrias. As campanhas de marketing de sucesso aumentam o conhecimento da marca e do produto entre os clientes-alvo e motivam as pessoas a agirem, de forma a fazer uma compra. Micro e macro marketing são duas teorias de marketing diferentes usadas para desenvolver uma estratégia de marketing.
Macro marketing
Macro marketing refere-se ao conceito do quadro geral de marketing. Ele examina o efeito social do marketing, assim como o fluxo de produtos e serviços em uma economia e se esses produtos beneficiam a sociedade de alguma forma. Ele ajuda a determinar quem desenvolverá um produto, assim como uma empresa; o quanto de um produto será desenvolvido por uma empresa com base nas necessidades de consumo ou demanda de mercado; para quem é o produto, se para um segmento de mercado específico ou demográfico; e quando ele será lançado no mercado com base no tempo de produção, na sazonalidade e na demanda do cliente.
Componentes do macro marketing
De acordo com os especialistas em marketing E. Jerome McCarthy e William D. Perreault Jr., há oito componentes essenciais de macro marketing: a compra, a venda, o transporte, o armazenamento, a padronização e a classificação, o financiamento, a assunção de riscos e as informações de mercado. A compra é a ação que os consumidores fazem ao adquirir um produto, enquanto a venda é a ação das empresas para vender o produto para o consumidor e ganhar dinheiro. O transporte é a ação de mover um produto para que os consumidores possam acessá-lo, enquanto o armazenamento é a ação de manter um produto acessível para quando os consumidores precisarem dele. A padronização e classificação referem-se a organização de produtos por tamanho e qualidade, enquanto o financiamento se refere ao levantamento de fundos para os lançamentos dos produtos. Assumir riscos refere-se à necessidade de lidar com as incertezas do mercado, enquanto as informações de mercado são o uso que as empresas fazem de dados de mercado para comercializar produtos para as pessoas certas no momento e no lugar certo.
Micro marketing
Enquanto o macro marketing diz respeito aos conceitos da teoria e do quadro geral, o micro marketing refere-se às atividades e campanhas de marketing específicas. Ele também é às vezes referido como gestão de marketing ou marketing de nicho. É o processo de comercialização de um produto para um segmento específico de uma sociedade, população ou cultura. Os especialistas em micro marketing identificam uma necessidade coletiva específica de um público-alvo, e usam essa necessidade para transmitir uma mensagem que estimule as pessoas a comprarem um produto. Por exemplo, se você vende piscinas em uma região quente do país, você usa o desejo das pessoas de se refrescarem para ajudá-lo a vender as suas piscinas.
Relacionamento
O macro e micro marketing têm uma relação simbiótica; um não teria muito sentido sem o outro. Por exemplo, o micro marketing refere-se às campanhas ou ações específicas que os comerciantes desenvolvem, mas eles não podem levar essas ações sem financiamento ou informação de mercado para determinar as necessidades ou o seu público-alvo. Da mesma forma, o macro marketing seria inútil sem micro marketing. Não haveria pontos de coleta de dados e e nem como examinar os efeitos do marketing em uma sociedade sem a implementação real das atividades de marketing.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Chris Newton has worked as a professional writer since 2001. He spent two years writing software specifications then spent three years as a technical writer for Microsoft before turning to copywriting for software and e-commerce companies. He holds a Bachelor of Arts in English and creative writing from the University of Colorado.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images