Como identificar ovos de cobra

Vários ovos de cobra

Image from Snake Life Cycle

A maioria das cobras põe ovos e não dá à luz a filhotes vivos. A fêmea põe os ovos debaixo da terra, em solo frouxo ou areia, que exerce o papel de uma incubadora natural. Ela os coloca e os abandona, a menos que seja uma naja ou uma píton. Essas espécies não deixarão ninguém se aproximar dos ovos até que eles choquem. Dependendo da espécie, uma cobra fêmea pode colocar de dois a cem ovos de uma vez.

Step 1

Levante o ovo. Ovos de répteis podem sobreviver a toques breves e gentis. Se a casca for dura, então, é um ovo de pássaro. Se for um ovo de cobra, a casca deve ser semelhante a couro e ceder levemente.

Step 2

Leve os ovos a um local próximo a uma fonte de luz intensa, como uma lâmpada. Apague todas as outras luzes no cômodo para que a da fonte seja ainda mais forte.

Step 3

Levante o ovo próximo à lâmpada e você deve ser capaz de ver, ainda que com dificuldade, a silhueta do embrião dentro dele. Leve apenas alguns minutos para fazer isso, porque o ovo precisa ser colocado de volta em sua incubadora natural ou artificial.

Step 4

Observe a forma do ovo. Ovos de cobra geralmente são alongados, mas alguns de cobras africanas e asiáticas podem ser irregulares, como uma raiz de gengibre, ou parecer com um grão de arroz bem grosso. A maior parte das cobras nativas da América do Sul ou do Norte colocarão ovos com formato parecido com ovos de pássaros.

Step 5

Entre em contato com um guarda-florestal local e descreva os ovos a ele. Pode ser que ele saiba a espécie, mas, como ovos de cobra são bem parecidos uns com os outros, é quase impossível determinar a espécie até que eles choquem.

eHow Brasil
×