Como misturar gesso e cal para rebocar paredes

O gesso tem sido parte das civilizações por séculos. Atualmente, ele é usado para diversas funções que vão da construção à arte. Ele é particularmente útil como revestimento nas paredes, onde reboca a construção e proporciona uma boa base para a pintura ou papel de parede. A cal é geralmente acrescentada à mistura para criar um gesso mais resistente e de maior duração.

Passo 1

Misture a cal na água primeiro. Meça a quantia de água necessária e despeje-a no balde. Acrescente a quantia apropriada de cal em pó, de acordo com as instruções do rótulo. Quando estiver misturando substâncias como a cal, sempre siga a instruções do fabricante com relação às questões de segurança e quantidade. A cal em pó será dissolvida na água, produzindo um líquido semelhante ao leite, branco e opaco.

Passo 2

Despeje o gesso em pó no líquido feito. Leia com antecedência as instruções do fabricante sobre segurança e medidas, para que saiba quanto gesso pode ser adicionado. Espalhe o produto conforme for misturando-o no líquido, em vez de simplesmente despejá-lo. Isso ajudará a evitar a formação de caroços de massa parcialmente misturada, que podem gerar problemas no momento de aplicar a mistura na parede.

Passo 3

Use o gesso o quanto antes, quando estiver devidamente misturado. A mistura começará a assentar assim que for aplicada, embora não endurecerá imediatamente. Quando ela ficar muito dura, será inutilizável. A mistura do gesso na água produzirá uma mistura que é sólida e viscosa o suficiente para estar imediatamente pronta para uma aplicação fácil nas paredes.

Mais recentes

×