Modelo 3D de mitocôndria e cloroplasto para projeto de biologia celular

••• clay-coil bowl and scissors image by Charlotte Fraise from Fotolia.com

Usar modelos em 3D das partes de células vegetais e de animais pode ajudar alunos a compreender a célula de uma perspectiva visual. Tanto a mitocôndria, que é conhecida como a "potência" da célula, como o cloroplasto, o qual é encontrado somente em célula vegetal, podem ser representado utilizando uma bola de isopor e cores diferentes de argila. Fazer esses modelos das organelas permitirá aos alunos ver o funcionamento interno dos componentes da mitocôndria e do cloroplasto.

Fazendo o modelo da mitocôndria (transversal)

Passo 1

Corte o isopor oval ao meio usando a faca artesanal (em um ângulo de 45º de cima para baixo). Deixe uma das metades de lado.

Passo 2

Pinte o lado de fora do isopor usando uma cor artesanal marron. Isso representará a membrana externa da mitocôndria.

Passo 3

Enrole a massa de modelar em longos filamentos com 0,5 cm de largura. Cole os fios de argila no isopor recém-cortado. Esses fios representarão a membrana interna (pode-se procurar imagens da membrana interna da mitocôndria para modelar a estrutura ondulada).

Passo 4

Pinte os espaços entre a estrutura ondulada da membrana interna com tinta artesanal azul. Isso irá modelar a matriz mitocondrial.

Fazendo o modelo do cloroplasto (transversal)

Passo 1

Pinte o exterior da outra metade do isopor de verde. Isso representará a membrana externa do cloroplasto.

Passo 2

Pinte a face do isopor usando uma tinta artesanal verde claro. Isso representará a membrana interna do cloroplasto.

Passo 3

Crie os "tilacoides" enrolando bolinhas de massa de modelar e achatando-os até que fiquem reduzidos. Empilhe esses tilacoides para criar os granum. Faça cerca de três granum.

Passo 4

Cole essas granas (plural para "granum") na porção interior da membrana do ovo, de modo que cada tilacoide fique ligado à superfície interior da membrana da pilha.

Passo 5

Crie fios com a massa de modelar, cerca de 0,5 cm de largura, e cole-os no isopor. Esses fios precisam ligar o granum, para representar um sistema de túbulos.

Mais recentes

×