Como fazer um modelo de célula vegetal de isopor

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Uma das maravilhas do mundo da biologia é a célula, o bloco de construção básico da vida e uma unidade de complexidade fenomenal. Isso é tão verdadeiro para plantas quanto para qualquer forma de vida. Uma maneira eficiente dos estudantes entenderem a função e relação das várias partes das células da planta é reproduzi-las em um modelo. Isopor ou poliestireno podem ser manipulados e modelados para formar um modelo de célula vegetal.

Passo 1

Corte ao longo do perímetro exterior do bloco de isopor cerca de 5 centímetros. O perímetro cortado representará a parede da célula e sua membrana. Reserve o isopor restante ao lado para ser usado depois no projeto.

Passo 2

Pinte uma faixa fina na cor de sua escolha no perímetro interno da borda de isopor que você acabou de cortar. Ela representará a membrana da célula, que fica colada na parede. Você pode deixar a borda exterior, que representa a parede, sem cor ou pintar em um tom diferente.

Passo 3

Corte um objeto mais ou menos esférico com cerca de 5 cm de diâmetro a partir do isopor excedente. Ela servirá como núcleo, o centro genético da célula. Da mesma forma que os núcleos reais, ela não precisa ser uma esfera perfeita, apenas uma aproximação. Pinte o núcleo de uma cor brilhante, para enfatizar sua importância para a anatomia celular. Use um palito longo para encaixá-la na parede da célula, e coloque-a mais ou menos no meio do modelo.

Passo 4

Corte várias formas ovais com cerca de 2 centímetros de comprimento a partir do isopor. Pinte com cores diferentes das já usadas. Elas irão simbolizar as mitocôndrias, que produzem a energia necessária para cada célula - e logo, para todo o organismo - para existir. Prenda com palitos da mesma forma, em qualquer lugar no interior do modelo.

Passo 5

Corte longas formas ovais de 2 a 5 centímetros para representar os cloroplastos, que são responsáveis pela fotossíntese dentro da célula vegetal. A fotossíntese, uma característica importante dos vegetais, é o processo de converter energia solar em energia química. Pinte essas formas em uma cor diferente das outras partes da célula. O verde é mais recomendado, pois sua cor lembra os alunos do papel do cloroplasto na fotossíntese. Prenda as formas no modelo com palitos.

Passo 6

Corte mais formas esféricas, menores que o núcleo. Elas simbolizam os lisossomos, que contém enzimas digestivas e quebra os materiais dentro da célula. Pinte-as e prenda no modelo com os palitos.

Mais recentes

×