Como fazer um modelo giratório de um átomo

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Todo objeto físico é feito de átomos. Construir um modelo de átomo permite aos estudantes entenderem melhor sua estrutura bem como a leitura da tabela periódica. Modelos de átomos podem ser extremamente úteis em salas de aula, não apenas como tarefas de casa mas também para demonstrar a composição geral dos átomos. Modelos giratórios permitem que o professor manipule o modelo enquanto explica os diferentes componentes do átomo.

As camadas de elétrons

Passo 1

Pesquise o átomo específico do qual você deseja fazer o modelo. Preste atenção aos níveis de energia e subníveis. Por exemplo, um átomo de nitrogênio possui apenas dois níveis de energia: o primeiro contém apenas o "subnível s" e o segundo contém apenas os "subníveis s e p".

Passo 2

Trace um esboço de seu átomo, incluindo os níveis de energia e subníveis.

Passo 3

Coloque os aros para artesanato que representarão os níveis e subníveis energéticos; talvez seja necessário usar mais de um para cada nível de energia. Os subníveis devem estar mais próximos, aros com uma diferença de tamanho de 1,5 a 2,5 cm, enquanto os níveis podem estar mais separados , entre 5 e 12,5 cm, dependendo do átomo e do tamanho do modelo.

Passo 4

Use um alicate para arame para fazer um corte em cada um dos aros.

Passo 5

Insira contas nos aros para representar os elétrons. Siga seu esboço para determinar quantos elétrons devem ser incluídos em cada subnível, começando a partir dos menores; um átomo de nitrogênio, por exemplo, terá três elétrons no primeiro aro (o subnível p), dois elétrons no segundo aro (subnível 2s) e três elétrons no terceiro aro (o subnível 1s).

Núcleo

Passo 1

Escolha duas cores diferentes de pompons e estabeleça qual cor representará os prótons e qual cor representará os nêutrons.

Passo 2

Cole os pompons representando os prótons a uma bola de isopor usando cola quente ou um pouco de cola para artesanato. O número de prótons em um determinado átomo depende de seu número atômico.

Passo 3

Cole os pompons representando os nêutrons à bola de isopor, dispersando-os entre os pompons que representam prótons. Átomos estáveis possuem o mesmo número de prótons e elétrons.

Passo 4

Parafuse um gancho de teto pequeno no topo da bola de isopor e use um pouco de cola para fixá-lo.

Montando o átomo

Passo 1

Anexe um pequeno gancho giratório em cada um dos aros e a ao gancho de teto incrustado no núcleo.

Passo 2

Use a linha de pesca para unir os aros de forma que cada aro menor esteja precisamente no meio de cada aro maior. Amarre a linha ao gancho com um nó simples e corte o excesso. Acrescente uma gota de cola a cada nó para firmá-lo.

Passo 3

Acrescente o núcleo, que deve estar o mais centralizado possível, usando a linha para amarrar desde o menor aro até o gancho afixado ao núcleo.

Passo 4

Afixe um laço de linha ao maior aro.

Passo 5

Pendure o aro em um fio, gancho no teto ou a um estande de exposição usando o laço. Cada segmento do modelo deve ser capaz de girar independentemente.

Mais recentes

×