×
Loading ...

Como fazer um modelo giratório de um átomo

Atualizado em 17 abril, 2017

Todo objeto físico é feito de átomos. Construir um modelo de átomo permite aos estudantes entenderem melhor sua estrutura bem como a leitura da tabela periódica. Modelos de átomos podem ser extremamente úteis em salas de aula, não apenas como tarefas de casa mas também para demonstrar a composição geral dos átomos. Modelos giratórios permitem que o professor manipule o modelo enquanto explica os diferentes componentes do átomo.

Instruções

Compreender os átomos é fundamental para compreender a matéria (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    As camadas de elétrons

  1. Pesquise o átomo específico do qual você deseja fazer o modelo. Preste atenção aos níveis de energia e subníveis. Por exemplo, um átomo de nitrogênio possui apenas dois níveis de energia: o primeiro contém apenas o "subnível s" e o segundo contém apenas os "subníveis s e p".

    Loading...
  2. Trace um esboço de seu átomo, incluindo os níveis de energia e subníveis.

  3. Coloque os aros para artesanato que representarão os níveis e subníveis energéticos; talvez seja necessário usar mais de um para cada nível de energia. Os subníveis devem estar mais próximos, aros com uma diferença de tamanho de 1,5 a 2,5 cm, enquanto os níveis podem estar mais separados , entre 5 e 12,5 cm, dependendo do átomo e do tamanho do modelo.

  4. Use um alicate para arame para fazer um corte em cada um dos aros.

  5. Insira contas nos aros para representar os elétrons. Siga seu esboço para determinar quantos elétrons devem ser incluídos em cada subnível, começando a partir dos menores; um átomo de nitrogênio, por exemplo, terá três elétrons no primeiro aro (o subnível p), dois elétrons no segundo aro (subnível 2s) e três elétrons no terceiro aro (o subnível 1s).

    Núcleo

  1. Escolha duas cores diferentes de pompons e estabeleça qual cor representará os prótons e qual cor representará os nêutrons.

  2. Cole os pompons representando os prótons a uma bola de isopor usando cola quente ou um pouco de cola para artesanato. O número de prótons em um determinado átomo depende de seu número atômico.

  3. Cole os pompons representando os nêutrons à bola de isopor, dispersando-os entre os pompons que representam prótons. Átomos estáveis possuem o mesmo número de prótons e elétrons.

  4. Parafuse um gancho de teto pequeno no topo da bola de isopor e use um pouco de cola para fixá-lo.

    Montando o átomo

  1. Anexe um pequeno gancho giratório em cada um dos aros e a ao gancho de teto incrustado no núcleo.

  2. Use a linha de pesca para unir os aros de forma que cada aro menor esteja precisamente no meio de cada aro maior. Amarre a linha ao gancho com um nó simples e corte o excesso. Acrescente uma gota de cola a cada nó para firmá-lo.

  3. Acrescente o núcleo, que deve estar o mais centralizado possível, usando a linha para amarrar desde o menor aro até o gancho afixado ao núcleo.

  4. Afixe um laço de linha ao maior aro.

  5. Pendure o aro em um fio, gancho no teto ou a um estande de exposição usando o laço. Cada segmento do modelo deve ser capaz de girar independentemente.

Loading...

Dicas

  • Aros, contas, bolas de isopor e pompons podem ser comprados em lojas de artesanato.
  • Use bolas de isopor pequenas ou bolinhas de plástico em vez de pompons para fazer os prótons e neutrons do núcleo.
  • Crie uma base de argila e pressione nela a extremidade inferior do aro mais externo para criar um átomo giratório de mesa. A base de argila precisa ser capaz de suportar o peso de todo o modelo.

Aviso

  • Tenha cuidado ao cortar os aros: alicates de arame e extremidades metálicas cortadas são afiadas e podem causar ferimentos.
  • Nenhum modelo é completamente exato. Um modelo exato de um átomo com um núcleo de 2,5 cm teria uma largura de mais de 1,5 km.

O que você precisa

  • Aro para artesanato
  • Alicate para arame
  • Contas
  • Cola
  • Ganchos giratórios
  • Bola de isopor
  • Pompons coloridos
  • Gancho de teto
  • Linha de pesca

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...