×
Loading ...

Como fazer um modelo em miniatura de um templo maia

Replicar um modelo do maior templo de Palenque é um excelente projeto de artesanato ao aprender sobre os templos maias. Usando palitos de picolé, cola e outros produtos simples de artesanato, você poderá fazer a história ganhar vida construindo uma réplica do Templo das Inscrições. Comece orientando os alunos para pesquisarem o tema on-line ou na biblioteca para aprenderem sobre os Mayas, seus templos e onde eles vivem para ajudar na reconstrução de parte da civilização passado. Fotos do templo de Palenque podem servir de guia para ajudar os alunos a fazerem seus modelos.

Instruções

Modelo Maya (Palenque maya site image by Bill Bell from Fotolia.com)

    Reconstruindo os Templos em Palenque

  1. Construa cada lado do templo separadamente. Comece com uma placa de espuma de 30 cm x 30 cm. Coloque-a sobre uma mesa plana. Coloque dois palitos de picolé horizontalmente contra essa placa para o comprimento de um lado e cole-os no lugar. Repita com dois palitos colocados horizontalmente em uma borda adjacente da placa de espuma. Complete a base do templo. Você fará a forma de um L de dois palitos de largura por dois de comprimento.

    Loading...
  2. Empilhe quatro palitos de picolé voltados na mesma direção da base, fazendo a forma de um L de 5 palitos de altura. Continue repetindo isso até fazer cada pilha de cinco palitos de altura. Cole cada camada de palitos antes de fazer a próxima, pois os palitos não podem se mover.

  3. Cole um sexto palito de picolé colocado um pouco mais para dentro da placa de espuma mas ainda em cima da pilha de palitos. Replicar o projeto do templo significa que o modelo dos alunos ficará mais estreito à medida que cada camada é construída. Isso significa que provavelmente será necessário cortar alguns palitos de picolé para que os lados se unam confortavelmente.

  4. Repita os passos 3 e 4 nove vezes, reproduzindo a forma do Templo das Inscrições em Palenque. Use a caixa de sapatos como o apoio mais alto enquanto você constrói o templo, uma vez que os dois lados apenas não poderão manter a estrutura no local até secar. Retire a caixa de sapatos quando as peças secarem.

  5. Repita o processo nas etapas 3, 4 e 5 para formar os dois lados restantes do templo. Seu templo acabado pode não ocupar todo o perímetro de 30 cm x 30 cm da base, mas você pode facilmente cortar a placa de espuma que restar no final. Concluir o Templo das Inscrições exigirá a construção do centro de cerimônias e da escada.

  6. Meça as dimensões do orifício exposto no topo do templo. Corte um pedaço de cartolina para anexar e cobrir o orifício. Coloque uma quantidade generosa de massa de modelar nos cantos da estrutura de picolé e empurre a cartolina no lugar no topo.

  7. Deixe um pouco da massa de modelar ser empurrada para o interior do templo. Teste a cartolina e certifique-se de que esteja firme o suficiente para ficar em cima da estrutura, mesmo depois de colocar um pouco mais de peso. Se não, remova o papelão, anexe verticalmente várias peças de cartolina na placa de espuma no interior da estrutura para agirem como vigas de suporte, e recoloque a cartolina para cobrir o buraco exposto.

  8. Cole palitos de picolé horizontalmente contra a cartolina até construir um piso plano. Em seguida, faça uma pequena casa básica com palitos de picolé deixando espaço para o recorte de cinco janelas.

  9. Coloque um palito de picolé horizontalmente no centro do templo, nivelado com o nível do piso dos passos 7 e 8. Cole esse primeiro palito no lugar, que constitui o primeiro passo na escada que correrá do lado de fora do templo. Cole o segundo palito logo abaixo do primeiro e certifique-se de que ele esteja paralelo. Continue até embaixo. Enquadre a escada recém-construída com uma linha de palitos de picolé em cada lado, colados perpendicularmente à escada. Decore de forma simples com o resto dos materiais de arte.

Loading...

Dicas

  • Fazer testes com as dimensões de um lado do templo permitirá que sua classe decida o tamanho do templo. É essencial fazer os quatro lados do templo nivelados e de mesma dimensão, caso contrário, o piso plano, o centro de cerimônias e as escadas não ficarão corretos. Gravar alguns hieróglifos abstratos na massa de modelar ou deixar que os alunos façam desenhos com canetas marcadores pode ser um recurso adicional.

Aviso

  • Certifique-se que os alunos não ingiram massa de modelar ou cola de modelagem. Este projeto não é adequado para crianças muito pequenas.

O que você precisa

  • Placa de espuma
  • Caixa de sapatos
  • Palitos de picolé
  • Papel
  • 1 pedaço grande de cartolina ou papelão
  • Massa de modelar
  • Lápis
  • Computador com acesso à Internet ou a uma biblioteca
  • Bastões de cola
  • Tesoura
  • Marcadores ou lápis de cor

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...