Como montar um moedor de carne manual

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Os moedores de carne manuais não são coisas do passado. São fáceis de usar e podem produzir uma carne moída mais saudável do que a comprada no mercado. Ao moer sua própria carne, você pode controlar a quantidade e a qualidade do produto. Montar um moedor de carne manual é algo que qualquer pessoa consegue fazer com um mínimo de organização.

Passo 1

ancient grinder image by Luisafer from Fotolia.com

Assegure-se de que as peças do moedor não possuam ferrugem (veja as dicas abaixo para removê-la), limpo e seco. As peças podem variar mas, geralmente, este tipo de moedor consiste em um corpo principal, que se prende à superfície da mesa ou bancada, uma alavanca com alimentador do tipo parafuso, uma placa de metal e lâmina de corte e uma porca ou colar.

Passo 2

old meat grinder image by Igor Golovnov from Fotolia.com

Coloque a alavanca com seu parafuso de alimentação no corpo principal do moedor. Ela deve girar livremente após sua montagem, pois, caso ela esteja agarrando, impedirá a ação de moagem e extrusão do moedor e danificará a superfície de trabalho. Pode ser preciso usar calços de borracha ou madeira para prender o moedor na sua superfície de trabalho e proteger sua face inferior.

Passo 3

meat grinder image by terex from Fotolia.com

Coloque a lâmina de corte no parafuso que se projeta da peça grande (semelhante a um parafuso da alavanca) e, então, monte a placa de extrusão. Quanto menores forem os furos da placa, mais fina será a carne moída. Os modelos mais novos, que usam colar, possuem um parafuso de montagem mais curto, que prende a lâmina de corte e a placa de extrusão. Nos modelos mais antigos, o parafuso é maior, e as placas e lâminas são presas por uma porca hexagonal ou borboleta. Dependendo do modelo, pode ser que haja apenas a lâmina e não exista placa de extrusão.

Passo 4

mincing machine image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Após montá-lo, afixe o moedor em uma superfície de trabalho estável, usando os calços para prendê-lo na parte inferior de uma mesa ou bancada de espessura entre 2,5 a 4 cm. O corpo do moedor não deve se mexer ao girar a alavanca e ela deve ser capaz de girar completa e livremente. Após testar e prender o moedor corretamente, você pode começar a moer carne.

Passo 5

Lave seu moedor em água morna, com uma pequena quantidade de detergente para louças, seque completamente após o uso e aplique uma leve camada de óleo de cozinha para que ele não enferruje. Armazene-o em uma bolsa de pano ou papel, em um lugar seco. A limpeza e o armazenamento adequados (veja as dicas abaixo) do seu moedor e de todas as peças que o compõem garantirão que ele dure por muitos anos de uso.

Mais recentes

×