×
Loading ...

Como fazer motivos quadrados de crochê para mantas

Atualizado em 10 abril, 2017

Partes grandes compostas por vários motivos pequenos são uma das tradições clássicas do crochê. Faça uma manta afegã para o verão com motivos rendados, ou uma para o frio com motivos quadrados, redondos ou hexagonais. Comece com um motivo de 10 cm de diâmetro em fio felpudo, e multiplique o valor para chegar ao tamanho que desejar.

Instruções

Flores, quadrados e abacaxis são todos motivos clássicos para mantas afegãs. (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Faça uma correntinha de 4 pontos e junte as pontas deslizando um ponto, para fazer um anel. Faça 5 correntes.

    Loading...
  2. Faça 1 ponto baixo dentro do círculo para ancorar a quinta correntinha. Trabalhe e ancore mais 4 correntes dentro do mesmo círculo. Faça 3 correntes e 1 ponto alto dentro do círculo inicial para a última volta.

  3. Faça 4 correntinhas e 1 ponto baixo no topo da próxima volta. Continue assim. A partir da quinta volta, faça 4 correntes e deslize um ponto para o topo da primeira volta.

  4. Faça 3 correntinhas e ancore-as no espaço da terceira corrente da carreira anterior. Faça novamente 3 correntes e ancore no ponto baixo do topo da próxima volta. Repita por toda a carreira e deslize um ponto para a corrente pela qual esta volta começou.

  5. Faça 3 correntes e mais 2 pontos altos no espaço da terceira corrente da última volta. Faça 1 corrente e 3 pontos altos no próximo espaço. Repita por toda a carreira, junte deslizando um ponto para a corrente inicial, e arremate.

  6. Una os motivos com o fio de crochê em carreiras alternadas, ou em círculos concêntricos. Trabalhe à mão livre um cordão de correntes para preencher as áreas vazias entre os motivos.

Loading...

Dicas

  • O motivo clássico para mantas afegãs é o "quadrado da vovó".
  • Moldes para pegadores de panela e panos de prato podem ser adaptados para motivos de mantas afegãs.
  • Trabalhe os motivos mais complexos com um fio mais grosseiro, para que fiquem à mostra.

O que você precisa

  • 10 metros de fio para crochê médio
  • Agulha de crochê de 5,5 mm

Recursos

Loading ...
Loading ...