×
Loading ...

Como fazer móveis com galhos de árvore

Construir móveis a partir de galhos de árvores é um arte, não uma ciência estruturada. Projetos básicos para uma variedade de tipos de móveis estão disponíveis online ou em lojas locais de artesanato em madeira, ou até mesmo em lojas de casa e jardim. Enquanto esses projetos servem como guias, a madeira cortada, as características individuais dos galhos e a criatividade do artesão determinarão o resultado. Um "faz tudo" ou marceneiro encontrará grande satisfação em construir móveis no estilo dos pioneiros. Experimente e aproveite o processo.

Instruções

O que define o resultado do projeto são as características individuais de cada um (John Howard/Digital Vision/Getty Images)
  1. Corte a madeira. Não há limitações de espécie ou variedade para escolher a árvore que será utilizada. Escolha aquela que combinará com as características que você procura. Procure por nós, torções, buracos e curvas que dão ao galho um visual interessante e que poderão ser adaptados ao seu trabalho. Salgueiro diamante, vidoeiro, olmo, nogueira-pecã, acer negundo, bordo, cedro e a maioria das espécies de pinheiro podem ser utilizadas em móveis feitos de madeira. Os galhos são mais fáceis para trabalhar logo após serem cortados. Dependendo do tamanho e a localização do galho, ele pode ser cortado com a serra elétrica ou com o serrote.

    Loading...
  2. Meça um móvel comercial e aplique as medidas ao seu projeto após decidir o tipo de peça que deseja fazer. Corte as extremidades com o serrote. Remova o excesso de galhos pequenos, folhas e ramos com uma tesoura de poda, serrote, talhadeira ou martelo de borracha. Utilize um papel de lixa para remover lascas e áreas ásperas.

  3. Selecione galhos de árvore que sejam firmes e bem formados. Evite galhos que estejam caindo ou que mostrem sinais de podridão ou infestação de insetos. Escolha galhos que sejam fortes o suficiente para suportar pesos caso escolha fazer uma cadeira ou um banquinho. Peças decorativas podem ser de madeira mais leve e delicada, mas as pernas e os suportes devem ser fortes e robustos. Corte peças que se encaixem com uma machadinha. Após encaixá-las, amarre-as com fitas de couro que foram encharcadas na água. Conforme o couro for secando, ele vai contrair, formando um nó apertado e firme.

  4. Corte os galhos no início da primavera, pois é quando a seiva começa a subir na madeira .Se desejar descascar os galhos, a casca fica mais fácil de remover neste momento. Retire a casca com uma faca de dois cabos afiada, plaina manual pequena ou raspador. A casca não tem nenhum efeito sobre a integridade estrutural da peça acabada. Alguns marceneiros utilizam um método que remove apenas parte da casca e deixa outra parte da casca para produzir um acabamento mais rústico. Raspe-a usando movimentos firmes e curtos. Aplique uma pressão uniforme, de modo a não cortar profundamente a madeira. Retire a casca antes de montar o projeto.

  5. Afunde os galhos na água para mantê-los maleáveis até você estar pronto para moldá-los. O acer negundo e o pinheiro são fáceis de trançar e moldar quando encharcados entre 24 e 48 horas após o corte. Molde os galhos o mais simples possível para seu propósito final. Evite causar tensão na madeira para que ela não quebre quando secar. Galhos tortos podem ser fixados com parafusos, ou amarrados com couro.

Loading...

O que você precisa

  • Serrote de mão
  • Serra elétrica (50 cm)
  • Talhadeira
  • Marreta
  • Faca de dois cabos
  • Plaina manual

Referências

Loading ...
Loading ...