Como cultivar uma árvore de damasco a partir da semente

••• Carol Kramberger

Cultivar uma árvore de damasco a partir da semente é um trabalho divertido que pode ajudar a economizar dinheiro, caso você goste muito da fruta. Existem muitas variedades de damascos e, por isso, será necessário cultivar uma que seja nativa em sua região. Dessa forma, você terá certeza de que a árvore desenvolver-se-á na sua localização. Muitas variedades dessas árvores precisam de alogamia e, por isso, poderá ser necessário cultivar mais do que uma para certificar-se de que desenvolverão a fruta. A parte mais difícil será retirar a semente do caroço. Os frutos começarão a ser produzidos após três a quatro anos.

Passo 1

Coloque alguns caroços do lado de fora e deixe-os secar por alguns dias. Desse modo, as sementes de dentro encolherão um pouco. Utilize quebra-nozes ou torninho para quebrar os caroços lentamente para não danificar as sementes. Retire-as.

Passo 2

Deixe as sementes de molho por aproximadamente três dias, trocando a água diariamente. Envolva-as em um papel toalha úmido e coloque-o na sacola de sanduíche. Deixe na geladeira de quatro a seis semanas. Desse modo, a semente se desenvolverá mais rapidamente. Observe se as sementes começarem a brotar.

Passo 3

Misture um pouco de terra de plantio para árvore frutífera e um pouco de adubo. Coloque um pouco de cascalho no fundo de uma caixa de suco ou de leite e faça alguns furos de drenagem no fundo.

Passo 4

Plante as sementes que já estão brotando nos recipientes e coloque-os em uma bandeja em uma janela ensolarada. Regue quando a terra começar a secar. Os damascos gostam de umidade mas não de ficarem molhados.

Passo 5

Transfira as mudas para fora em uma localização ensolarada quando não houver mais chances de geadas. Simplesmente retire o recipiente, para que as raízes não fiquem apertadas, e plante-as no mesmo nível que estavam.

Mais recentes

×