Como fazer mudas de plantas com galhos

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Fazer novas mudas a partir de galhos é uma forma econômica de se aumentar as flores do jardim.

Passo 1

Corte as pontas (incluindo a folha da ponta e a segunda e terceira folhas a partir da ponta) de plantas como monstera, judeu errante ou figueira.

Passo 2

Remova as duas folhas mais inferiores. As raízes irão formar-se nos nodos de onde as folhas foram removidas, e não a partir das folhas em si. Se deixadas no galho, as folhas podem apodrecer e estragar a água.

Passo 3

Mergulhe a ponta cortada em hormônio de enraizamento, pois ele estimula o desenvolvimento da nova raiz.

Passo 4

Coloque o galho preparado em um pequeno vaso cheio de pedrinhas ou areia úmidas. Você também pode usar perlita ou vermiculita úmidas.

Passo 5

Coloque os galhos em um local claro e quente, longe da luz direta do sol. Para aumentar a umidade enquanto as raízes crescem, coloque-os (no vaso) em um saco plástico transparente. Para evitar que o saco caia cobrindo as plantas, coloque dois ou três pauzinhos na areia para segurar o saco no lugar. Amarre o saco de uma forma um pouco solta no topo com um fio ou elástico.

Passo 6

Após as raízes se formarem, transplante os galhos para um vaso cheio de terra úmida. Puxe a planta levemente para verificar o desenvolvimento de raiz. Se ela sair da areia facilmente, não está pronta. Se houver alguma resistência, as raízes se formaram e os galhos estão prontos para serem transplantados.

Passo 7

Trate a nova planta como faria com qualquer outra. Seja mais cuidadoso com a umidade e a luz até ela ficar bem desenvolvida.

Mais recentes

×