Como nadar depois de uma cirurgia de hérnia

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Depois de uma cirurgia de reparação de hérnia, você vai precisar reintroduzir gradualmente as atividades físicas à sua vida para evitar o comprometimento de uma recuperação bem-sucedida. Uma vez que a hérnia abdominal pode ser resultado de um stress ou tensão muscular, sua escolha de exercício durante a recuperação deve começar a resolver as causas da sua hérnia de forma gentil e segura que possa se transformar em um regime regular conforme as semanas se passam. A flutuabilidade da água cria uma oportunidade mais leve de trabalhar grupos isolados de músculos com movimentos lentos e gentis.

Semana 1

Passo 1

Entre na água cuidadosamente pela parte rasa, usando o corrimão.

Passo 2

Pratique muitos deslizamentos na água. Em pé, deite o corpo para frente lentamente sobre a superfície da água, o rosto para baixo, levando os braços à sua frente para formar um "V". Levante-se levemente com seus pés deslizando na água. Repita cinco vezes.

Passo 3

Segure uma prancha contra o peito com seus braços cruzados sobre ela. Deite lentamente para trás na água, permitindo que a prancha flutue seu corpo na superfície. Relaxe na água, e gentilmente vibre os pés com os joelhos levemente dobrados. Se essa atividade não fizer esforço, vá para o outro lado da piscina. Ao chegar lá, repita o caminho de volta, mas não empurre a lateral.

Passo 4

Pratique na piscina duas ou três vezes na primeira semana para melhores resultados.

Semana 2

Passo 1

Continue os exercícios da semana 1, adicionando exercícios aeróbicos profundos na água. Coloque seu cinto de jogging para água para melhor estabilidade e flutuação, e faça o jogging na água por cinco minutos, movimentando as pernas cuidadosamente com os joelhos dobrados, bombeando com os braços.

Passo 2

Descanse por um minuto, depois repita por mais cinco minutos.

Passo 3

Tire o cinto de jogging. Empurrando gentilmente pela lateral, nade de costas para a extremidade rasa, alcançando lentamente com uma boa extensão de braço e vibrações gentis dos pés.

Passo 4

Nade livremente pela piscina inteira duas vezes, usando braçadas leves e vibrações fáceis e modificadas dos pés.

Passo 5

Pratique esse regime de três a quatro vezes esta semana.

Semanas 3 a 5

Passo 1

Adicione mais repetições e minutos aos seus exercícios de nado conforme sua energia volta e a dor pós-cirúrgica diminui.

Passo 2

Adicione práticas de chute de dois a quatro comprimentos da piscina usando uma prancha para fortalecer os quadríceps — os músculos das coxas — e o abdome — músculos da barriga. Segure a prancha abaixo da parte superior do seu tronco com os braços e mãos, deixe a prancha te flutuar na superfície da água enquanto você chuta. Não tente fazer o chute com nado de peito — "sapo" — até sua recuperação estar mais avançada, pois esse chute pode causar tensão na região da virilha.

Passo 3

Nade intensamente por períodos curtos para aumentar os benefícios aeróbicos da sua prática. Tente nadar ao longo da piscina inteira o mais rápido possível. Se isso não causar tensão na área da sua hérnia, adicione mais três nados intensos pela piscina inteira, descansando por 30 segundos entre os nados. Lembre-se, quando empurrar a lateral da piscina, mantenha a leveza e gentileza.

Passo 4

Adicione mais repetições conforme sua recuperação progride, nadando quatro vezes por semana . Antes que você perceba, seu corpo inteiro estará saudável, forte e ainda melhor que antes da cirurgia.

Mais recentes

×