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Como nadar depois de uma cirurgia de hérnia

Atualizado em 21 março, 2017

Depois de uma cirurgia de reparação de hérnia, você vai precisar reintroduzir gradualmente as atividades físicas à sua vida para evitar o comprometimento de uma recuperação bem-sucedida. Uma vez que a hérnia abdominal pode ser resultado de um stress ou tensão muscular, sua escolha de exercício durante a recuperação deve começar a resolver as causas da sua hérnia de forma gentil e segura que possa se transformar em um regime regular conforme as semanas se passam. A flutuabilidade da água cria uma oportunidade mais leve de trabalhar grupos isolados de músculos com movimentos lentos e gentis.

Instruções

A natação pode ajudar na recuperação da hérnia (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

    Semana 1

  1. Entre na água cuidadosamente pela parte rasa, usando o corrimão.

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  2. Pratique muitos deslizamentos na água. Em pé, deite o corpo para frente lentamente sobre a superfície da água, o rosto para baixo, levando os braços à sua frente para formar um "V". Levante-se levemente com seus pés deslizando na água. Repita cinco vezes.

  3. Segure uma prancha contra o peito com seus braços cruzados sobre ela. Deite lentamente para trás na água, permitindo que a prancha flutue seu corpo na superfície. Relaxe na água, e gentilmente vibre os pés com os joelhos levemente dobrados. Se essa atividade não fizer esforço, vá para o outro lado da piscina. Ao chegar lá, repita o caminho de volta, mas não empurre a lateral.

  4. Pratique na piscina duas ou três vezes na primeira semana para melhores resultados.

    Semana 2

  1. Continue os exercícios da semana 1, adicionando exercícios aeróbicos profundos na água. Coloque seu cinto de jogging para água para melhor estabilidade e flutuação, e faça o jogging na água por cinco minutos, movimentando as pernas cuidadosamente com os joelhos dobrados, bombeando com os braços.

  2. Descanse por um minuto, depois repita por mais cinco minutos.

  3. Tire o cinto de jogging. Empurrando gentilmente pela lateral, nade de costas para a extremidade rasa, alcançando lentamente com uma boa extensão de braço e vibrações gentis dos pés.

  4. Nade livremente pela piscina inteira duas vezes, usando braçadas leves e vibrações fáceis e modificadas dos pés.

  5. Pratique esse regime de três a quatro vezes esta semana.

    Semanas 3 a 5

  1. Adicione mais repetições e minutos aos seus exercícios de nado conforme sua energia volta e a dor pós-cirúrgica diminui.

  2. Adicione práticas de chute de dois a quatro comprimentos da piscina usando uma prancha para fortalecer os quadríceps — os músculos das coxas — e o abdome — músculos da barriga. Segure a prancha abaixo da parte superior do seu tronco com os braços e mãos, deixe a prancha te flutuar na superfície da água enquanto você chuta. Não tente fazer o chute com nado de peito — "sapo" — até sua recuperação estar mais avançada, pois esse chute pode causar tensão na região da virilha.

  3. Nade intensamente por períodos curtos para aumentar os benefícios aeróbicos da sua prática. Tente nadar ao longo da piscina inteira o mais rápido possível. Se isso não causar tensão na área da sua hérnia, adicione mais três nados intensos pela piscina inteira, descansando por 30 segundos entre os nados. Lembre-se, quando empurrar a lateral da piscina, mantenha a leveza e gentileza.

  4. Adicione mais repetições conforme sua recuperação progride, nadando quatro vezes por semana . Antes que você perceba, seu corpo inteiro estará saudável, forte e ainda melhor que antes da cirurgia.

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Dicas

  • Se a área da cirurgia da hérnia começar a doer em qualquer momento da sua sessão de nado, saia da água e relaxe até que a dor diminua. Pare os exercícios naquele dia.

Aviso

  • Fique em contato próximo com seu médico durante a fase de recuperação. Não force a recuperação, independente de conselhos médicos.

O que você precisa

  • Aprovação do médico
  • Piscina
  • Prancha
  • Cinto para jogging na água

Referências

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