Por quanto tempo a nicotina fica na urina?

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O tempo que a nicotina permanece em seu organismo depende de uma variedade de fatores, incluindo a frequência ou a quantidade com que você fuma, quanto tempo fumou e qual tipo de teste é utilizado para a detecção da substância. Os interessados em saber sobre a duração da nicotina no organismo tendem a ser aqueles que fazem testes para um empregador ou para o seguro de vida. No Brasil, não há legislação sobre a legalidade da exigência de exames toxicológicos por empregadores, mas estes testes são pedidos em concursos para cargos públicos nas polícias militar, civil, federal, bombeiros ou exército.

Tipos de teste

Snakebite Productions/Digital Vision/Getty Images

Na maioria dos casos, o exame de urina é usado para encontrar eventuais quantidades de nicotina que possam existir no organismo. Outro teste que pode ser utilizado é o de sangue, o qual detecta quantidades muito menores da substância. Existem ainda testes de autoexame e que podem feitos em casa, tal como os que usam saliva para detectar o teor de nicotina no corpo.

Tipo de fumante

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Se você fuma ocasionalmente, por volta de um ou dois cigarros diários, a nicotina provavelmente sairá de seu organismo dentro de três ou quatro dias. Aqueles que fumam regularmente ou que fumaram por anos podem demorar mais tempo para expelir a nicotina do organismo, o que pode ocorrer entre uma ou duas semanas.

Corrente sanguínea

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Após a nicotina entrar em seu corpo, ela vai para a corrente sanguínea, sendo que o organismo converte a nicotina em outra substância conhecida como cotinina. Quando você faz um exame de sangue, são os níveis de cotinina que são medidos. O corpo de uma pessoa não faz circular o sangue pelo organismo tão rapidamente como acontece com a urina, e é isso porque os exames de urina podem ser vantajosos sobre os de sangue.

Cronograma

Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images

A quantidade de tempo necessária para expelir a nicotina do corpo varia de pessoa para pessoa. Em média, uma pessoa que vai fazer o exame de urina deve largar o cigarro por volta de 20 dias antes de realizar o teste. Se em vez disso, você fizer um exame de sangue, é recomendado parar com mais antecedência ainda.

Aviso

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Não use qualquer tipo de automedicação ou tratamentos de desintoxicação antes de receber parecer médico. E não é recomendado esperar até o último minuto para se livrar da nicotina, pois poderá causar prejuízos à sua saúde. Se você tiver qualquer dúvidas adicionais, procure auxílio médico.

Mais recentes

×