Níveis elevados de TSH em crianças

••• sweet child image by DXfoto.com from Fotolia.com

O TSH, ou Hormônio Estimulante da Tireoide, é um hormônio liberado pela glândula pituitária no cérebro. Esse hormônio ativa a glândula tireoide, localizada na parte da frente do pescoço, para a liberação de dois hormônios, T3 e T4.

Os hormônios da tireoide ajudam o corpo a metabolizar energia. Eles também são essenciais para o desenvolvimento cerebral normal em recém-nascidos e crianças de até três anos, de acordo com o artigo "Hypothyroidism", escrito pelo médico Thomas P. Foley Jr., professor de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh.

Sintomas

Em crianças, um nível de TSH de 5mUI/L ou maior é considerado elevado. Pacientes com níveis de TSH de 4mUI/L ou mais são propensos a ter hipotireoidismo. Um nível elevado de TSH significa que a tireoide não produz hormônios suficientes para suportar as necessidades do corpo.

Crianças com níveis elevados de TSH apresentam sintomas, incluindo uma grande glândula tireoidal, crescimento lento e baixa estatura, fraqueza muscular, fezes raras e duras, pele seca com coloração amarela e desenvolvimento sexual precoce, de acordo com o artigo de Foley.

Diagnóstico

Um médico irá diagnosticar os níveis de TSH elevados através do teste do sangue da criança. O serum TSH é o teste mais sensível para detecção de excesso de hormônio tireoidiano, de acordo com a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos dos Estados Unidos (AACE, em inglês). A associação também recomenda testes, incluindo de T4 Livre, autoanticorpos da tireoide, varredura da glândula ou ultrassonografia para avaliar suspeitas de anormalidades estruturais quando do diagnóstico de hipotireoidismo.

A AACE considera a meta ideal para os níveis de TSH um intervalo entre 0,3 a 3,0 mUI/L.

Ramificações

É importante verificar os níveis elevados de TSH em crianças cedo. Hormônios insuficientes em crianças impedirão que o cérebro s vdesenvolva adequadamente e podem impedir o crescimento dela, de acordo com o artigo "Hypothyroidism in Infants and Children", de Mary Shomon.

Tratamento

pills and bottle image by Paul Hill from Fotolia.com

Para ajudar a levar os níveis de TSH de uma criança a um nível seguro, o tratamento padrão é um medicamento controlado chamado levotiroxina. Ele é um substituto sintético do hormônio. A dosagem da droga vai ser adaptada para atender às necessidades da criança. Na maioria dos casos, ela vai reagir bem à droga e vai continuar a tomá-la durante toda sua vida.

A droga é mais eficaz quando tomada em jejum ou antes de uma alimentação infantil.

Acompanhamento

A AACE recomenda exames adequados de acompanhamento e monitoramento dos níveis de TSH conforme as dosagens da droga prescrita precisem ser ajustadas, conforme a criança cresce e entra na adolescência. As crianças com mais de três anos de idade com histórico de hipotireoidismo devem ter seus níveis de TSH testados anualmente.

A AACE recomenda que pacientes menores de 18 anos façam o acompanhamento com um endocrinologista.

Mais recentes

×