Como nivelar um piso de madeira empenado

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Um piso de madeira empena por conta da exposição a umidade ou água. Algumas madeiras são mais vulneráveis ​​à umidade do que outras. A maneira de nivelar um piso empenado depende de quão grave é a deformação. Os casos mais problemáticos exigem quase sempre uma substituição. Os pisos menos envergados muitas vezes podem ser corrigidos com alguns procedimentos simples.

Passo 1

Reduza a umidade na sala com um desumidificador. Se possível, coloque ventiladores nas janelas para soprar o ar quente e seco da sala para fora. Além disso, coloque desumidificadores no porão, embaixo do piso deformado.

Passo 2

Espere para ver se o nível do piso se resolve por conta própria depois que a madeira estiver seca.

Passo 3

Se a deformação não desaparecer, coloque toalhas úmidas sobre as tábuas de madeira danificadas por 48 horas. A água das toalhas ajudará a amolecer a madeira para que possa ser redefinida.

Passo 4

Perfure uma série de buracos a cada 7,5 cm de distância em todas as tábuas empenadas.

Passo 5

Insira os parafusos para madeira nas tábuas com uma chave de fenda para colocar pressão sobre elas e achatá-las.

Passo 6

Force suavemente para cima quaisquer tábuas de madeira que ainda estiverem deformadas com um martelo e um cinzel.

Passo 7

Lixe ao longo das bordas das tábuas para remover uma pequena porção de madeira. O espaço extra permitirá que as placas se expandam. A deformação não ocorrerá, porque as placas não expandirão contra as outras e terão mais mais espaço para se acomodarem.

Passo 8

Coloque as tábuas no chão novamente e pregue-as para baixo.

Mais recentes

×