×
Loading ...

Nomeando os músculos do corpo para alunos do ensino fundamental

Atualizado em 20 julho, 2017

Existem cerca de 600 músculos diferentes no corpo humano. Para alunos do ensino fundamental, o objetivo mais importante é aprender os nomes dos principais músculos, assim como os dois tipos principais: voluntário e involuntário. Para ajudar nisso, há várias atividades que um professor pode dar a seus alunos.

Alunos do ensino fundamental devem conhecer os principais grupos musculares (Muscles - courir image by Michael Mulkens from Fotolia.com)

Caça-palavras

Muitas crianças amam caça-palavras. Dando aos alunos caça-palavras que usam os nomes dos principais músculos e grupos musculares, você oferece-lhes uma chance de ver tais nomes por escrito. Com isso, os alunos ficarão mais familiarizados com os nomes dos músculos e é mais provável que se lembrem deles mais tarde.

Loading...

Desenhando corpos

Junte os alunos em duplas e peça que um desenhe o contorno do corpo do outro em uma folha de papel grande. Depois peça-lhes que trabalhem juntos e desenhem cada um dos músculos principais no corpo. Após isso, peça que identifiquem os músculos. Fazer isso ajudará os alunos a relacionarem o que estão aprendendo sobre o corpo humano e seu próprios corpos. Os desenhos prontos podem ser expostos na sala de aula para ajudar a reforçar a lição.

Músicas

Muitos alunos conseguem aprender conceitos difíceis e palavras através de músicas. Adapte alguma música, fazendo uma paródia com os músculos, por exemplo. Ensine a canção para a turma. Quando eles a cantarem, peça que toquem cada músculo enquanto dizem o nome. Aprender a música os ajudará a lembrar dos nomes dos músculos, e apontar para eles em seus próprios corpos os ajudará a não só se lembrarem onde o músculo fica, mas também fará com que aproveitem a aula.

Colagens

Peça para os alunos olharem revistas e jornais e recortarem figuras de músculos voluntários e involuntários. Quando eles terminarem de cortar, peça que façam colagens com os recortes, colocando os músculos voluntários em um grupo e os involuntários em outro. Peça que identifiquem cada grupo. Para estender o projeto, faça com que os alunos nomeiem cada músculo nos dois grupos que fizeram.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...