Como fazer óleo de milho em casa

••• corn oil image by dinostock from Fotolia.com

Fazer o seu próprio óleo de milho em casa pode ser um processo um tanto demorado e tedioso. Mas, se você cultiva o seu próprio milho e quer fazer uma tentativa, você pode fazer o óleo de milho nos fundos da sua própria casa. É claro que sua produção não terá as mesmas proporções de um produtor industrial, que tem acesso a maquinários de produção em grande escala e químicos para auxiliarem no processo, mas você pode ter certeza de que será completamente natural.

Passo 1

Encha o balde ou a cuba com cerca de um terço de água. Já que você irá consumir esse óleo de milho, é recomendado usar água purificada ou destilada ao invés da água da torneira.

Passo 2

Prense o milho. A prensa mecânica irá transformar o milho em uma polpa à medida que você gira a manivela. Ao passo que você prensar o milho ao máximo, você terá uma massa carnuda e corrente. Isto é exatamente o que você quer. Toda vez que você prensar o milho, raspe a massa para o balde. O óleo de milho presente na massa e os pedaços dos grãos irão boiar por cima da água. Continue prensando até que todo o milho tenha sido prensado e toda a massa esteja no balde.

Passo 3

Tire os pedaços de milho. Despeje o conteúdo do balde através da tela em outro balde. Isto irá filtrar todo o miolo e os pedaços de milho. O resultado será uma mistura de óleo de milho e água.

Passo 4

Coloque o balde com a água e o óleo de milho no sol. Deixe coberto com a tela para que insetos e folhas não caiam dentro do balde. Enquanto a mistura descansa, a água irá evaporar. Isto fará com que reste uma camada amarelada no balde que é o puro óleo de milho. Você pode raspá-lo com a espátula de borracha e usar o óleo para cozinhar.

Mais recentes

×