Como usar um melhorador de pão

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um melhorador de pão, ou realçador de massa, pode ser benéfico para qualquer receita de pão. Entretanto, ele é necessário quando se utiliza a farinha de trigo integral ou de grãos integrais, que são pesados e tendem a deixar a massa pesada também. Adicionando uma melhorador de massa aos seus ingredientes regulares, você vai estar incluindo elementos naturais que vão ajudar seu pão a se manter fresco por mais tempo, dar uma textura mais agradável e dar ao fermento na receita o ambiente ideal para que ele faça seu trabalho. Realçadores de massa podem ser comprados em lojas de produtos para panificação ou você pode fazer o seu próprio.

Passo 1

Impermeabilize o fermento na sua receita de pão misturando-o em um líquido morno (água ou leite) na receita. Acrescente o açúcar e deixe que a mistura espume enquanto você prepara os ingredientes secos.

Passo 2

Coloque uma colher de sopa de melhorador de pão em uma xícara de medida. Encha o resto da xícara com farinha. Nivele passando a lâmina de uma faca no topo da xícara e deixando que o excesso de farinha caia de volta no pote. Despeje a xícara de farinha em uma tigela e repita esse processo para cada xícara de farinha que essa receita pedir.

Passo 3

Meça o sal pedido na receita e acrescente-o à farinha na tigela.

Passo 4

Despeje o fermento impermeabilizado sobre a mistura de farinha. Adicione quaisquer ingredientes restantes que a sua receita de pão peça e misture com uma colher de madeira.

Passo 5

Sove a massa de pão com suas mãos assim que ela ficar muito dura para continuar a mexer com a colher. Você pode virá-la para fora da tigela em um balcão enfarinhado, se necessário, e continuar a sovar a mão por aproximadamente oito minutos.

Passo 6

Pulverize a tigela com um pouco de spray de cozinha e recoloque a massa na tigela.

Passo 7

Cubra a massa e deixe-a crescer pelo tempo descrito, de acordo com sua receita. A massa agora está pronta para assar.

Mais recentes

×