Como organizar campeonatos esportivos

••• soccer ball image by Mitchell Knapton from Fotolia.com

Como Organizar um torneio esportivo. Não importa o esporte, um torneio local de qualquer tamanho pode ser muito divertido, arrecadar dinheiro para a sua organização e oferecer a oportunidade de atrair pessoas de toda região para algumas competições. Seja para esportes juvenis ou adultos, um torneio de sucesso exige dedicação, mas organizar pode ser divertido tanto quanto participar do evento. Leia mais para aprender como organizar um torneio esportivo.

Como organizar campeonatos esportivos

Passo 1

Obtenha voluntários e organize um comitê. Não importa o tamanho do torneio, você precisa de ajuda para fazer as coisas. Busque voluntários que sejam comprometidos, bem organizados e que tenham contatos locais.

Passo 2

Escolha a data do torneio. Certifique-se de que a data não bata com a de outros grandes eventos em sua comunidade, e que as instalações esportivas que você precisa estejam disponíveis.

Passo 3

Faça um cronograma de tarefas. Trabalhe com base na data do torneio. Por exemplo, uma semana antes do torneio você terá itens em sua lista como buscar prêmios ou medalhas, cartazes, planilhas e painéis de placares, ou cronômetros, se necessário. Pelo menos dois meses antes do evento você terá algumas tarefas para executar, como promover seu torneio e agendar árbitros e juízes.

Passo 4

Decida sobre o número de equipes, chaves ou divisões. Verifique se o tamanho do seu torneio não supera o de voluntários disponíveis para cada local, e que esteja dentro do orçamento.

Passo 5

Anuncie. Sua organização esportiva local provavelmente é ligada a uma organização regional ou estadual que permita enviar informações de inscrição ou postá-las on-line. Convide as equipes locais, distribua panfletos em outros torneios que frequentar e aborde treinadores ou dirigentes de equipes. Se você já realizou um torneio antes, entre em contato com as equipes que participaram.

Passo 6

Reserve o local que você precisa. Se é um torneio de basquete local, por exemplo, obtenha um ginásio de conselhos escolares locais, faculdades ou centros comunitários.

Passo 7

Ordene os itens que você precisa. Reserve um tempo para as medalhas serem gravadas, para os cartazes serem impressos e para artigos de lembrança serem produzidos com o logotipo da sua organização e as datas de seu evento.

Passo 8

Reserve os juízes que você vai precisar para o torneio. Organizações de árbitros locais precisam de aviso, tanto quanto antes possível, de modo que eles possam ter certeza de garantir juízes suficientes para cobrirem todos os jogos.

Passo 9

Comunique-se com as equipes participantes do seu evento. Você vai querer se certificar de que eles tenham informações sobre os hotéis locais, as chaves e os locais de jogos com antecedência.

Mais recentes

×