×
Loading ...

Por que os ossos não queimam quando o corpo é cremado?

Os ossos queimam. Em aproximadamente 700 ºC, os fosfatos de cálcio começam a fundir-se e mudar de cor e forma. Apesar de não serem totalmente reduzidos a cinzas, a cremação moderna faz um excelente trabalho de vaporização e deterioração dos ossos.

Biologia

Ossos humanos são compostos de uma matriz rica em colágeno que contém fosfato de cálcio e outros minerais, de acordo com Dr. Elaine N. Marieb no "Human Anatomy and Physiology". Os fosfatos de cálcio são sais minerais inorgânicos presentes na forma de pequenos cristais, e representam cerca de 65% da nossa massa óssea.

Loading...

Química

A maioria dos tecidos que compõe o corpo humano inicia o processo de combustão a 300 ºC. Na cremação, o cadáver é exposto a várias horas de intenso calor que variam entre os 760 ºc e 980 ºC, vaporizando toda a matéria orgânica.

Resultado

Algumas porções do osso inorgânico não sobrevivem a esse processo, apenas como fichas e fragmentos refundidos de fosfato de cálcio. Nesse moderno crematório, o restante é peneirado através de um processador especializado e moído em uma substância uniforme semelhante ao pó. Esse pó constitui os restos de um corpo e é principalmente composto dos ossos cremados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...