Como usar um otoscópio

••• Ear Rings image by Mat Hayward from Fotolia.com

O otoscópio é um instrumento de diagnóstico médico utilizado para analisar o interior do ouvido e tímpano. Ele é feito por uma fonte de luz e lente de ampliação ligadas a um cabo. Os médicos geralmente usam o otoscópio para verificar doenças no ouvido. As patologias que são diagnosticadas através deste aparelho incluem infecções externas e do ouvido médio, também conhecidas como otite externa e otite média, respectivamente.

Passo 1

Explique o procedimento para o paciente. Examine os canais do ouvido do paciente para determinar que tipo de espéculo será usado antes de encaixá-lo no otoscópio. Utilize um espéculo mais estreito para crianças, pois elas possuem canais mais estreitos.

Passo 2

Segure o otoscópio com a mão do mesmo lado do ouvido que você está observando. Por exemplo, use a mão direita para a orelha direita para facilitar a manipulação da cabeça da pessoa. Se você usar o lado oposto (mão esquerda para orelha direita), sua mão ficará sobre a testa do paciente e vai causar desconforto.

Passo 3

Use o otoscópio para olhar o ouvido saudável primeiro para evitar uma possível propagação da infecção para o ouvido que não está infectado. Use a luz do otoscópio no pavilhão auricular (parte externa da orelha) para verificar anormalidades ou feridas cirúrgicas.

Passo 4

Oriente o otoscópio sobre o canal do lado de fora, em seguida, em direção à membrana timpânica para examiná-la. Você deve estar atento a coisas como um tecido do canal inflamado como sintoma de otite externa.

Passo 5

Mova o otoscópio e verifique o osso do martelo (osso em forma de martelo no ouvido médio), então a pars tensa (estrutura na forma de uma bateria da membrana timpânica). Comece a utilizar o otoscópio para examinar o quadrante inferior, então olhe 360 ​​graus, indo para frente, para baixo e para trás.

Mais recentes

×