Como dizer que está grávida em uma entrevista de emprego

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os empregadores não devem fazer, durante a entrevista, perguntas sobre seu estado civil, planos para ter filhos ou gravidez. As candidatas grávidas, no entanto, podem desejar ser sinceras sobre a questão desde o início. Algumas podem não conseguir esconder que são gestantes e terão que falar sobre isso em algum ponto da entrevista de emprego.

Passo 1

Aguarde até o fim da entrevista. Mostre que tem os talentos necessários para fazer bem o trabalho, respondendo as perguntas com exemplos do seu passado. Quando um momento de silêncio surgir no final da entrevista (talvez depois que você tenha feito seus próprios questionamentos sobre o cargo e a empresa), será o melhor momento para revelar sua gravidez.

Passo 2

Agradeça ao empregador pela oportunidade da entrevista. Você pode ser direta e dizer que está esperando um bebê. Sua frase pode ser "Obrigada por se reunir comigo hoje. Eu estou empolgada com essa oportunidade, e quero que você esteja ciente, quando tomar a decisão da contratação, de que estou grávida".

Passo 3

Crie um plano de como lidará com o trabalho enquanto estiver grávida. Demonstre para o patrão que está pensando em como sua situação afetará a empresa. Diga que planeja trabalhar enquanto estiver fisicamente capaz de executar as tarefas e revele quando pretende retornar às suas funções após o parto. Ofereça formas de compensar pelo tempo perdido com consultas médicas e conte sobre seus planos de cuidados com o bebê.

Mais recentes

×