Como usar panelas de vidro

••• Metal pan image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Panelas de vidro são uns dos melhores utensílios para sua cozinha. Este equipamento versátil, barato e efetivo é usado desde 1900. Panelas de vidro requerem um pouco de cuidado especial, mas têm algumas características distintas.

Passo 1

Diminua a temperatura do seu forno em 25 graus quando cozinhar com panelas de vidro, para evitar que a comida queime muito rápido e passe do ponto. Vidro absorve e retém calor melhor que panelas de metal, por isso o ajuste na temperatura de cozimento.

Passo 2

Lave suas panelas de vidro com detergente e água morna, ou na máquina de lavar louças. Esponjas não irão danificar a panela, diferente de panelas de metal.

Passo 3

Unte panelas de vidro com spray anti-aderente ou passe óleo ou manteiga derretida quando necessário. Retire o excesso das alças e da borda da panela com um pano macio, papel-toalha ou lenço de papel, para impedir a formação de resíduo marrom e crocante com o tempo. Este resíduo é difícil de ser removido após o uso repetido, mas é fácil de ser prevenido, limpando o excesso de spray antes de colocar a panela no forno.

Passo 4

Use panelas de vidro ao cozinhar com itens ácidos como tomates ou limões. Estas comidas podem reagir com panelas de metal, causando lixiviação na sua comida, ou descoloração.

Passo 5

Tenha cuidado ao tirar uma panela de vidro de uma temperatura extrema para outra. Panelas para cozinhar são feitas de Pyrex, um tipo de vidro projetado para suportar temperaturas quentes e frias, mas é melhor ir de uma para outra lentamente. Não bata com a panela de vidro ou coloque-a em uma superfície com muita força. Panelas de vidro são conhecidas por rachar inesperadamente.

Passo 6

Sirva sua refeição ou bolo diretamente da panela de vidro; vasilhas de vidro são bonitas o suficiente para serem colocadas à mesa. Panelas de vidro não são danificadas por utensílios de metal usados para servir - outra vantagem sobre panelas de metal anti-aderente.

Mais recentes

×