Como parar de falar pelo nariz

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Muitas pessoas têm vozes naturalmente nasais. Isto pode ser devido à genética ou um hábito que resulta em uma voz que se projeta para cima através dos seios da face. A voz nasal é muito aguda e metálica e tem um som irritante. Por meio de exercícios, uma pessoa pode aprender a fazer o seu fluxo de voz passar por caminhos mais naturais.

Passo 1

Fique em uma posição ereta e relaxada e coloque os polegares sobre o seu umbigo. Inspire profundamente enquanto estiver de pé. Imagine a sua respiração indo para baixo chegando aos seus dedos e descendo. Use os polegares como um medidor tátil para que você saiba que a sua respiração está entrando.

Passo 2

Expire pela boca. Ao fazê-lo, relaxe o maxilar o máximo que você puder. Mantenha seus músculos da garganta relaxados. Aqueça as mãos, esfregando-as e passe-as na sua garganta gentilmente para mantê-la relaxada enquanto expira. Pratique a respiração profunda desta forma todos os dias, e lembre-se de respirar profundamente enquanto fala.

Passo 3

Solte sua mandíbula enquanto você fala e imagine as palavras fluindo para fora através da parte inferior de sua boca. Quanto mais relaxado estiver seu maxilar, mais difícil será para o som sair pelo nariz. Em cada sílaba, imagine a sua mandíbula abrindo e o som saindo vagarosamente da sua boca.

Passo 4

Entrelace as mãos na sua frente. Abra a boca, relaxe o maxilar e balance as mãos para frente e para trás enquanto você exala um tom ou som neutro. O balanço vai relaxar o maxilar e deixar o fluxo do som mais natural.

Passo 5

Pratique pronúncia através de trava-línguas e outros aquecimentos vocais, como a repetição de "Casa suja, chão sujo" ou "A babá boba bebeu o leite do bebê". Exagere na pronúncia das palavras para reforçar a maneira correta de formar as sílabas sem o som nasal. Se seus exercícios ainda tiverem sons nasais, repita a respiração e exercícios de mandíbula e pratique a pronúncia novamente.

Mais recentes

×