Como parar a fumaça de um carro após a troca de óleo?

••• James Woodson/Photodisc/Getty Images

Se o seu carro está gerando fumaça após uma troca de óleo recente, e ele não apresentava esse comportamento antes, a causa está provavelmente ligada a uma dessas três coisas — óleo a mais no motor, óleo derramado sobre o motor ou um vazamento de óleo. Geralmente, você pode detectar qual é o problema em alguns passos apenas.

Como parar a fumaça de um carro após a troca de óleo

Passo 1

Levante o capô do carro caso você sinta o cheio de óleo queimando enquanto o dirige. Verifique se o óleo não foi derramado sobre o motor ou exaustor durante a troca. Caso exista algum óleo em cima do motor, limpe o máximo que puder com um pano. O resto será queimado conforme o carro andar. Quando isso terminar de ocorrer, a fumaça também parará.

Passo 2

Se você suspeita que a fumaça seja o resultado de um vazamento, verifique o motor. Garanta que a sonda vá até o fundo do reservatório. Verifique qualquer tipo de vazamento ao redor das tampas das válvulas e no cárter. Aperte qualquer parafuso que estiver solto.

Passo 3

Entre de baixo do carro para procurar qualquer tipo de vazamento ao redor do cárter, na tampa ou no filtro. Aperte os parafusos que prendem o cárter, aperte a tampa ou o filtro. Utilize as suas mãos ou uma chave para filtro de óleo.

Passo 4

Estacione o seu carro em uma superfície plana. Levante o capô e verifique o nível de óleo. Procure instruções precisas de como fazer isso no seu carro através do manual dele. Alguns carros precisam que o motor esteja frio durante um teste de nível de óleo, enquanto outros precisam de um motor aquecido.

Passo 5

Caso a sonda indique que há óleo em excesso, remova parte do óleo. Coloque um recipiente abaixo do cárter. Retire a tampa e deixe que o óleo em excesso caia no recipiente. Troque a tampa do cárter e aperte-a bem.

Passo 6

Verifique a sonda novamente para ver se é necessário colocar mais óleo para que o nível fique certo.

Mais recentes

×