Partes do corpo de uma minhoca

worm image by Ksenija Djurica from Fotolia.com
A minhoca é uma das criaturas mais trabalhadoras. Encontrada no solo de todos os continentes exceto a Antártica, as minhocas se parecem mais com um pedaço de meleca pálida do que um animal com partes distintas. Na verdade, as minhocas possuem muitas partes - todas elas ajudam a criatura sobreviver, reproduzir e cultivar o solo.
Sistema digestivo
As minhocas possuem um sistema digestivo similar ao das criaturas acima do solo. Elas tem boca, esôfago, estômago, intestino e moela. Além disso, as minhocas têm um papo, que funciona como um compartimento de armazenagem de comida.
Sistema nervoso
Com um gânglio central (emaranhado de nervos) servindo como um cérebro, a minhoca é muito sensível aos compostos químicos e às vibrações do solo ao seu redor, também luz e umidade.
Sistema Reprodutor
Minhocas são hermafroditas, o que significa que elas não são macho nem fêmea. Elas se reproduzem esfregando os segmentos NOVE até o 11 do seu corpo um contra o outro secretando um muco rico em esperma.
Sistema circulatório
A minhoca não tem um coração. Ao invés, elas têm dois longos vasos que correm por cada lado do corpo que dilata e contrai para bombear sangue pelos vários segmentos do seu corpo.
Sistema Excretor
Este sistema funciona em conjunto com o sistema digestivo. Tudo o que a minhoca come é digerido, depois passa para o ânus, onde ele é expulso como carcaças no solo.