Parto de cachorros e muco

George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Quando o ''grande dia'' se aproxima, é perfeitamente normal que os donos de cães fiquem nervosos com todo o processo de nascimento de seus filhotes. A preparação é realmente fundamental na prevenção de problemas e no reconhecimento dos sinais precoces dessas complicações. Descargas mucosas são importantes sinais de que coisas que podem estar acontecendo sem problemas ou indo potencialmente errado. Dependendo das características da descarga de muco e quando elas ocorrem, você deve ser capaz de determinar se está ou não está lidando com um problema.
Muco semanas antes do parto

Ryan McVay/Lifesize/Getty Images
Algumas semanas antes do parto, a cadela prenhe pode expelir muco limpo de sua vagina ocasionalmente, sendo mais comum enquanto urina. Em uma gravidez normal, essa descarga deve ser limpa, no máximo com aparência levemente nebulosa, conforme explica a veterinária Vicki Sandage. A excreção também não deve conter odores fortes e, se tiver, esse cheiro pode ser sinal de uma infecção uterina, de acordo com o veterinário Mike Richards. Se o muco apresentar cheiro, sangue ou pus, é melhor consultar um veterinário.
Muco dias antes do parto
Mais ou menos 24 horas antes do parto, a cadela vai distender a vulva e apresentar um muco limpo e leitoso. Isso deve-se ao lançamento de um tampão mucoso, explica a veterinária Melinda Fleming, em um artigo patrocinado pela Royal Canin e publicado no site American Kennel Club. O papel final do tampão mucoso é selar o canal cervical durante a gravidez para prevenir a passagem de bactérias para o útero.
Muco durante o parto

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Durante a primeira fase do trabalho de parto, quando o colo do útero é lentamente dilatado, um muco transparente ou ligeiramente turvo pode ser excretado da vagina da cadela. Qualquer descarga de qualquer outra cor pode ser sinal de alguma coisa errada, explica o veterinário Vicki Sandage. Uma descarga verde antes de algum filhote nascer, pode indicar problema de separação prematura da placenta, e uma descarga verde depois que o primeiro filhote de cachorro é parido é considerada normal.
Muco depois do parto
Logo após o parto, a cadela normalmente expele uma descarga de sangue, muco e tecido da placenta, conhecida como lóquios. Essa descarga pós-parto é normalmente esverdeada e serve para remover tecidos e prevenir infecções, explica o veterinário Daniel Lauridia. Normalmente essa descarga não tem cheiro e acontece por alguns dias até três semanas, se tornando de cor marrom escura quando começa a desaparecer.
Referências
- Welsh Corgi: Uma cadela observada nunca dá a luz [em inglês]
- Vet Info: Liberação atrasada na gravidez [em inglês]
- American Kennel Club: Gerenciamento do parto [em inglês]
- Dogged Health: Pergunte ao veterinário: Descarga verde [em inglês]
- All Creatures Animal Clinic: Fazendo o parto de uma cadela [em inglês]
- Dog Breed Info: Nascimento de cachorrinhos [em inglês]
Sobre o Autor
Adrienne Farricelli has been writing for magazines, books and online publications since 2005. She specializes in canine topics, previously working for the American Animal Hospital Association and receiving certification from the Certification Council for Professional Dog Trainers. Her articles have appeared in "USA Today," "The APDT Chronicle of the Dog" and "Every Dog Magazine." She also contributed a chapter in the book " Puppy Socialization - An Insider's Guide to Dog Behavioral Fitness" by Caryl Wolff.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images