Pavões: sintomas e diagnósticos de doenças

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os pavões estão entre os animais mais belos e independentes cuidados pelo homem. Sua independência, por vezes, faz com que seja difícil reconhecer quando estão doentes e diagnosticar sua doença. Ao familiarizar-se com os sintomas que esses animais possam apresentar, você será capaz de reconhecer melhor uma condição e saber quando tratá-la.
Reconhecendo um pavão doente

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os pavões (Pavo cristatus) estão muito longe dos seres humanos na árvore evolutiva, por isso, às vezes é difícil para nós reconhecer uma ave doente. Considerando que, na maioria dos animais de estimação ou de fazenda, como companheiros mamíferos, os sinais de doença ou lesão são mais facilmente reconhecíveis. Com pavões, você deve estar mais atento a sinais estranhos. Se você passou algum tempo observando-o sob seu cuidado, deve estar familiarizado com seu comportamento normal. Um pavão doente irá se comportar de forma incomum, mesmo que ele não apresente um sinal claro como uma ferida aberta ou pata manca. A cabeça ou asa baixa pode indicar que algo está errado. Se o animal parou de comer ou beber, parece ter dificuldade para respirar, ou deixar de socializar com os outros pássaros em sua ostentação fora de época, fique atento.
Determinando os sintomas
Você deve determinar os sintomas específicos antes que possa diagnosticar o pavão. Inicialmente, você pode examinar suas fezes para parasitas internos ou ter uma melhor visão da ave atraindo-a com pedaços de alimentos. No entanto, é quase impossível examiná-lo sem pegá-lo fisicamente. Se o pavão doente ainda se move, pegue-o provocando o mínimo de estresse para a ave, segurando seus pés firmemente de seu poleiro enquanto ele está dormindo. Acalme-o imediatamente, restringindo suas asas perto de seu corpo. Examine-o à procura de quaisquer danos externos, feridas infectadas, parasitas ou lesões.
Diagnosticando doenças
Se os sintomas que você descobrir forem óbvios, como uma ferida infectada ou outra doença externa, o diagnóstico deve ser fácil. Para identificar parasitas específicos ou outras doenças de presença externa, utilize materiais de referência escritos por gestores comerciais de perus, que são geneticamente semelhantes aos pavões. Se você não consegue encontrar sintomas externos, o diagnóstico para o seu pavão ou pavoa pode exigir um exame de sangue para determinar a causa viral ou bacteriana por trás da indisposição do seu animal.
Cuidados veterinários
A menos que seu veterinário esteja acostumado a trabalhar com aves ou animais exóticos, pode ser difícil ou dispendioso obter cuidados veterinários para o seu pavão. No entanto, se você precisar de ajuda para fazer um diagnóstico, especialmente se for necessário um exame de sangue, será preciso procurar a ajuda deste profissional. Coloque o animal em uma gaiola de transporte pequena, mas de tamanho apropriado, a fim de transportá-lo a um veterinário para um posterior diagnóstico. Principalmente no caso de um pavão lesionado que precisa ser imobilizado por convalescença.
Referências
Sobre o Autor
Elaine Kub has been writing since 2006 as a commodity futures market analyst and broker. Her writing has been published by Telvent DTN, "SFO Magazine" and Advanced Trading, Inc. Kub earned an M.B.A. from UC San Diego and an industrial engineering degree from the University of Nebraska.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images