O que são pendões de milho?

O milho é utilizado basicamente para consumo humano e de animais

sxc.hu

Fileiras de talos verde-claros de milho enchem os campos durante os meses de verão. Com o progresso dessa estação, ramificações florais crescerão na ponta de cada haste, podendo permanecer na planta ou ser removidas. Esses pendões possuem um propósito muito específico no ciclo de vida do pé de milho.

Definição

Um pendão de milho é a flor macho na planta. Ele é formado por um grupo de flores pedunculadas que cresce no ápice ou topo da haste do milho. Esses pendões têm cores amareladas, verdes e roxas. Cada pé de milho desenvolverá esse pendão no topo assim que completar o seu crescimento principal e chegar o momento das espigas de milho começarem a brotar.

Função

O pendão produz pólen. Esse pólen é o que faz com que a espiga de milho brote e amadureça. Ele cai do pendão e é levado pelo vento até a seda das espigas, que é a flor fêmea do pé de milho.

Despendoamento

O despendoamento é o processo de remoção dos pendões do pés de milho antes de estarem prontos para polinizar a seda.

Propósito

O propósito do despendoamento é fazer a polinização cruzada, formando sementes de milho híbridas. Os pendões de um tipo de planta são removidos, mas cultivados em outro tipo de planta. A planta nova, então, poliniza a planta antiga e uma semente híbrida cresce nas espigas da nova.

Fato curioso

Existem pessoas atualmente que fazem a vida indo de um campo a outro e despendoando pés de milho. Os pendões dessas plantas também podem ser utilizados para fazer artesanato, como grinaldas, por exemplo.

eHow Brasil
×