×
Loading ...

Os perigos de cozinhar em panelas de pedra-sabão

A pedra-sabão é uma substância natural criada por depósitos minerais, principalmente talco, clorita, dolomita e magnesita. Devido à sua durabilidade e aparência atraente, tem sido tradicionalmente usada para bancadas, pias, lareiras e fogões à lenha. A popularidade desse material também tem aumentado na fabricação de panelas, devido à sua durabilidade e capacidade natural de reter o calor. Entretanto, há algumas considerações importantes de segurança a se fazer, caso deseje usar panelas feitas de pedra-sabão.

Uso de pedra-sabão em bancadas, pias e fogões à lenha (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Calor

Devido à pedra-sabão ser boa condutora de calor, pode retê-lo por horas depois de removida do fogão. Tocar nela quando quente pode ocasionar queimaduras, da mesma maneira que ao tocar qualquer outra panela. Fique de olho nas crianças e avise aos convidados sobre o potencial perigo de tocar panelas e potes de pedra-sabão ainda quentes.

Loading...

Flutuações de temperatura

As panelas de pedra-sabão podem rachar se forem expostas a uma mudança brusca de temperatura. Não são boas para alimentos que vão direto do congelador ao forno, por exemplo. Ao cozinhar com esse tipo de panela, pré-aqueça e cozinhe gradualmente, usando fogo baixo. Não as exponha à chama diretamente, pois podem quebrar e rachar.

Peso

Panelas de pedra-sabão são significativamente mais pesadas ​​do que outros tipos de utensílios de cozinha. Tome muito cuidado ao transportar as peças, pois elas quebram facilmente em caso de queda e podem causar ferimentos.

Amianto

Algumas pedra-sabão, principalmente aquelas provenientes da Califórnia, contêm ocorrência natural de amianto, que são fibras separáveis, finas e longas que atravessam a pedra. Se essas fibras se rompem e as de tamanho microscópico se espalham pelo ar, podem causar problemas de saúde. Entretanto, é necessário respirar uma quantidade significativa de tais fibras ao longo de um período prolongado de tempo para experimentar quaisquer efeitos adversos. Uma vez que a maioria das panelas de pedra-sabão é proveniente do Brasil, é improvável que contenham amianto. Se estiver preocupado com isso, descubra a procedência do produto e se o fabricante tomou precauções para remover o amianto da pedra.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...