×
Loading ...

Os perigos da prática do kickboxing

O kickboxing é uma forma empolgante de malhar e queimar calorias. Além de tonificar o corpo e ajudar na perda de quilos extras, é possível aprender técnicas de autodefesa. Para os mais aventureiros, praticar kickboxing em um ringue pode se tornar um hobby. Independentemente de quais sejam suas intenções quando começar a treinar (competição, defesa pessoal ou apenas exercício), você deve estar ciente dos perigos de kickboxing.

Até mesmo o treino básico de kickboxing pode provocar lesões (Kickboxing 13 image by Alfredo Panini from Fotolia.com)

Fraturas

As fraturas podem acontecer com a prática de quase todos os esportes. No entanto, esportes de contato e alto impacto como o kickboxing apresentam perigos específicos, mesmo se você não está treinando para competições. O pé e tornozelo são particularmente suscetíveis a fraturas por causa dos chutes frequentes no saco de areia. As fraturas mais comuns ocorrem nos dedos dos pés e nos ossos imediatamente atrás deles (metatarsos). Se você ferir o seu pé ou qualquer outro osso de forma que não consiga colocar pressão sobre ele, procure um médico para fazer radiografias. É provável que tenha ocorrido uma fratura.

Loading...

Deslocamento

O kickboxing pode provocar o deslocamento dos ossos de suas bases, bem como luxação nos tendões. Dedos das mãos e dos pés sofrem deslocamentos com frequência, por isso é importante usar o equipamento de segurança adequado, mesmo quando o adversário é um saco de areia. O tendão comumente mais deslocado é o fibular, que passa pela perna. Esta lesão dói mais ou menos da mesma maneira que uma entorse de tornozelo, mas é mais grave. Uma entorse de tornozelo que demore muito tempo para sarar deve ser analisada por um profissional qualificado para que haja a certeza que o problema não é no tendão fibular.

Concussões

As concussões ocorrem quando o cérebro atinge fortemente o crânio. Este é um perigo real em competições ou quando o treino é feito contra outro praticante. Alguns sinais de concussão incluem tonturas, confusão, náuseas, vômitos, fala arrastada e dor de cabeça. Você não deve prosseguir o treinamento se sofrer uma concussão e, caso ela dure mais do que 15 minutos ou resulte em perda de consciência, você deve parar a prática da atividade por pelo menos uma semana inteira. Não deixe de consultar um médico antes de voltar à academia.

Hematoma

Os hematomas são um tipo de lesão bastante comum em kickboxing e outras artes marciais. Hematoma é o inchaço relacionado a uma pequena hemorragia interna, frequentemente causada no kickboxing pela repetida prática de chutes. A melhor maneira de tratar hematomas é descansando e colocando gelo sobre a área lesionada. Todavia, se você observar sintomas como dor intensa e pés gelados, é melhor consultar um médico. Uma possível complicação de um hematomas é a trombose, que pode provocar a amputação da área afetada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...