Como saber o valor das pérolas

••• pearls image by cherie from Fotolia.com

Se você herdou pérolas de algum parente ou as comprou em um brechó, pode estar se perguntando como descobrir o quanto valem. Você pode ver se suas pérolas são verdadeiras ou falsas esfregando umas nas outras. Se houver atrito, elas provavelmente são reais.

Se forem reais, existem diversas variáveis ​​que determinam o valor das pérolas, como cor, tamanho e forma. Você terá que estudar vários aspectos de suas pérolas para determinar o valor. Um colar de pérolas pode ser avaliado em algo entre centenas a milhões de reais.

Passo 1

Meça suas pérolas usando uma fita métrica de pequeno porte. Segure a fita na pérola e passe-a ao redor para medir o tamanho. Quanto maior a pérola, maior o valor. Elas são geralmente vendidas em tamanhos de 10 mm a 15 mm. Arredonde suas medidas para o meio milímetro mais próximo.

Passo 2

Determine a cor da pérola. Você deve ser capaz de determinar sua cor olhando-as. Elas têm muitas variedades de cores, como preto, prata, creme, branco e dourado. Algumas pérola têm tons de cores diferentes, como rosa, verde ou azul. As pérolas mais valiosas são aquelas de cores mais raras, como a prata com tons rosa e dourado profundo.

Passo 3

Use uma lupa para olhar de perto a superfície. Pérolas com imperfeições, como manchas ou defeitos, não valem tanto quanto as pérolas que são impecáveis​​. Uma pérola impecável é verdadeiramente rara e é vendida por um preço muito alto.

Passo 4

Determine a forma da pérola. As pérolas vêm em formas como redonda, gota, botão, circular e barroca. Pérolas barrocas têm uma forma irregular e assimétrica. As mais valiosas são as redondas e gotas, pois são muito raras.

Passo 5

Examine o brilho das pérolas. Se possuírem uma superfície brilhante e profunda, são as mais valiosas. Se forem sem brilho e opacas, têm menor valor.

Mais recentes

×