×
Loading ...

Como pescar o siri-azul

O siri-azul é o Crustáceo do Estado de Maryland, nos EUA, mas eles são encontrados por toda costa do Atlântico, do Canadá até a América do Sul (incluindo por toda a costa brasileira). Esses siris são extremamente saborosos, sendo frequentemente consumidos na forma de bolinho de siri ou fervidos e temperados com misturas especiais. No entanto, eles também podem custar bem caro (a casa pode custar de R$ 100 a R$ 200, dependendo da região onde você vive). Se quiser fazer um banquete de siri-azul sem ter que gastar tanto dinheiro, ou se gostaria de passar um dia relaxante próximo à água, você pode se surpreender com quão fácil é pescar o seu próprio siri para o jantar.

Instruções

Siri-azul (Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images)
  1. De acordo com a lei no Brasil, é proibida a captura de siris com menos de 12 cm de comprimento (medidos entre os maiores espinhos laterais) e fêmeas ovadas. No Rio Grande do Sul existem também certas restrições geográficas (ver Referências).

    Loading...
  2. Escolha o local. Se quiser, você pode colocar armadilhas em alto mar usando um barco, mas a maneira mais fácil de pegar os siris é em estruturas em terra, como um píer. Cheque novamente para descobrir se o local onde você quer pescar não tem restrições quanto ao tipo de atividades permitidas e os horários de pesca.

  3. Decida qual tipo de isca você prefere usar. Pescoço de galinha ou peru são iscas baratas e eficientes, mas alguns pescadores de siri preferem usar lula ou pedaços, e até mesmo cabeças de peixe.

  4. Organize suas coisas. Você precisará de armadilhas ou linhas e uma rede, corda, um balde com água para manter os siris que você pegar, uma régua pequena ou medidor para medir os siris que você capturar e garantir que eles são de tamanho permitido, e, claro, suas iscas. É uma boa ideia também providenciar uma embalagem térmica com sanduíches e refrescos, já que você pode levar algumas horas para pegar a quantidade desejada de siris.

  5. Amarre as iscas nas linhas se você planeja usar esse método de pesca -- as linhas usadas devem ser finas e resistente, com ao menos 10 cm de comprimento (ou mais, dependendo da altura do píer). Depois, amarre as linhas ao píer e jogue as pontas com isca na água. Para aumentar suas chances de pegar siris-azuis suficientes, você deve jogar em torno de seis linhas ao mesmo tempo. Quando notar que uma das linhas está esticada, puxe-a lentamente e pegue o siri com a rede assim que enxergá-lo na superfície da água. Coloque o siri dentro do balde com água.

  6. Arme as armadilhas se você preferir usá-las. Amarre uma isca no centro do fundo da armadilha e depois prenda uma peça de corda longa o suficiente para que a armadilha chegue ao fundo do mar e a corda ainda possa ficar presa no píer. Você precisará checar as armadilhas com frequência (a cada dez minutos, mais ou menos) para ver se pegou algum siri. Quando a armadilha prender um siri-azul, cheque para ver se ele é de um tamanho permitido. Se for, puxe a armadilha até o píer e se prepare para pegá-lo usando uma rede, pinças ou com as mãos (protegidas com luvas ou, se você tiver coragem, sem nada).

Loading...

Dicas

  • As pinças (que se parecem com pegadores de cozinha longos) ou luvas grossas irão prevenir que você seja beliscado pelos siris que precisar manusear.
  • Você também pode levar alguém para pescar junto com você. O seu parceiro pode cuidar da rede enquanto você lida com as linhas ou armadilhas.

Aviso

  • Sempre coloque de volta na água o mais rápido possível qualquer siri-azul abaixo do tamanho permitido que você possa vir a capturar, já que o contrário seria crime e você pode ser punido por pescaria ilegal.
  • Não esqueça do seu próprio conforto e bem-estar. Durante o dia, você pode precisar de protetor solar, chapéu, óculos de sol, repelente etc.

O que você precisa

  • Isca
  • Armadilhas e/ou linhas
  • Corda
  • Rede
  • Balde cheio de água do mar (ou da baía)
  • Régua ou medidor
  • Almoço e bebidas
  • Pinças ou luvas (ou ambos)
  • Protetor solar, chapéu, óculos de sol, repelente etc.
  • Mistura de temperos preparada (opcional, mas recomendado)

Referências

Loading ...
Loading ...