Como remover pássaros de armadilhas de cola

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Armadilhas de cola podem ser uma maneira eficiente de pegar convidados indesejáveis, incluindo pássaros. Muitas pessoas preferem usar armadilhas de cola como armadilhas letais -- os animais ficam colados e morrem de desidratação, de fome ou sufocados pela cola. No entanto, elas também podem manter o animal vivo se você as checar frequentemente e liberar o animal em seguida. Diferentemente de outros animais, os pássaros podem ficar presos na cola e com as penas meladas, o que pode impedir que voem após serem liberados. Por isso, certifique-se de remover a cola minuciosamente. Leve o animal a um veterinário de animais selvagens se alguma cola ainda ficar nas penas das asas.

Passo 1

Ande lentamente em direção ao pássaro preso na armadilha. Movimentos rápidos ou repentinos assustarão mais ainda a ave, fazendo-a ficar agitada e se melar mais na cola.

Passo 2

Pegue o pássaro e a armadilha cuidadosamente para não apertá-lo demais, mas segurando-o firme. Se as asas não estiverem na cola, tente mantê-las longe.

Passo 3

Cubra as partes coladas do corpo do pássaro com óleo vegetal. Esfregue cuidadosamente o óleo nos pés, na barriga e nas áreas cobertas. Despeje óleo em qualquer parte da armadilha com cola que não esteja presa ao pássaro para tentar prevenir que ele se prenda ainda mais.

Passo 4

Puxe o pássaro gentilmente após alguns minutos. Se ele ainda não estiver livre, espere um pouco mais de tempo. Nunca puxe a ave da armadilha se ainda houver uma grande resistência da cola.

Passo 5

Deixe o pássaro voar segurando-o a uma distância curta do chão. Não solte-o de uma altura que possa machucá-lo caso ele não consiga voar.

Passo 6

Leve o pássaro a um veterinário de animais selvagens se eles estiver tendo problemas para voar -- ele pode ter cola ou óleo nas asas. Você pode encontrar um veterinário ou uma organização similar ligando para o escritório de controle animais.

Mais recentes

×