Como fazer pesponto à mão

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Costurar à mão leva mais tempo do que costurar com uma máquina, mas, às vezes, é o único método possível. O pesponto se parece muito com o ponto reto feito na máquina de costura e é forte e resistente. Ele pode ser usado para contornar desenhos em roupas, para fazer pontos cruz ou para outros trabalhos bordados. Ele parece delicado quando é feito com uma linha de cor clara e, quando feito em uma cor escura em uma peça artística, fica forte e dominante. Ele possui esse nome por ser feito em sentido contrário.

Passo 1

Passe o fio com a cor desejada pela agulha. Se você estiver bordando, também é possível usar linha de bordado.

Passo 2

Empurre a agulha para cima através do tecido, a partir do avesso.

Passo 3

Espete a agulha novamente para baixo, com um recuo de aproximadamente 3 mm do local de onde ela saiu. É importante seguir para trás do ponto inicial.

Passo 4

Empurre a agulha novamente para cima através do tecido, 3 mm à frente de onde ela saiu primeiro. Isso criará um espaço semelhante a uma falha, mas, como a agulha voltará para baixo recuando o ponto, o local será coberto.

Passo 5

Volte por baixo através do tecido, recuando 3 mm a partir de onde a agulha saiu. Repita o pesponto até terminar a costura.

Mais recentes

×