×
Loading ...

Como pintar aglomerado de madeira

O aglomerado é um material feito de serragem de madeira pressionada e colada com resina sintética. Ele é um material barato para construção usado em exteriores, pisos, móveis e armários. O aglomerado também pode ser coberto com gesso ou lona e usado como superfície de pintura por pintores que usam tinta a óleo ou acrílica. Antes de ser pintado, o aglomerado deve ser preparado. Se for uma peça nova, você pode pintá-lo diretamente.

Instruções

Use pinceladas longas e uniformes para pintar em aglomerado (brush in paint image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)

    Preparação

  1. Levante e remova qualquer parte solta da tinta com delicadeza, usando um raspador de tinta. Suavemente, pressione o raspador na madeira e mova para baixo para remover a tinta. Não cave ou arranque pedaços do aglomerado.

    Loading...
  2. Misture três partes de água morna com uma parte de alvejante em um balde. Use uma esponja para esfregar qualquer bolor encontrado no aglomerado. Deixe a mistura agir no aglomerado por 20 minutos. Acrescente mais dessa solução caso necessário para remover o bolor. Use um pano mergulhado em água fria para limpar a solução de alvejante assim que todo o bolor tiver sido removido.

  3. Misture uma colher de sopa de detergente líquido para cada xícara de água morna em um balde. Mergulhe uma esponja na mistura e limpe o aglomerado. Remova qualquer sujeira, poeira e detritos da madeira. Use um pano mergulhado em água fria para remover o resíduo de sabão.

    Primer

  1. Coloque primer de látex em uma bandeja para pintura. Dependendo do tamanho do item a ser pintado, mergulhe um pincel ou um rolo de tinta no primer. Passe o rolo ou o pincel sobre a parte texturizada da bandeja para remover o excesso de primer.

  2. Aplique o primer no aglomerado. Começando pela parte superior, pinte lentamente para baixo com pinceladas longas e uniformes. Continue até o aglomerado estar coberto com uma camada de primer. Deixe-o secar.

  3. Acrescente uma segunda camada de primer, caso necessário.

    Pintando

  1. Abra uma lata de tinta com uma faca de mesa. Use um palito para mexer bem a tinta. Coloque-a em uma bandeja para pintura.

  2. Mergulhe um pincel ou rolo na tinta, dependendo do tipo de objeto que será pintado. Passe o rolo ou o pincel sobre a parte texturizada da bandeja para remover o excesso de tinta.

  3. Pinte o aglomerado. Começando pela parte superior, pinte lentamente para baixo com pinceladas longas e uniformes. Continue até o aglomerado estar coberto com uma camada de tinta. Deixe-o secar.

  4. Dê mais duas ou três demãos de tinta dependendo da cor desejada.

Loading...

Dicas

  • O aglomerado não precisa receber uma aplicação de primer caso seja novo ou se a tinta existente nele estiver em boas condições. Além disso, o primer pode ser necessário caso você esteja mudando a cor do aglomerado, de uma tinta escura para uma muito mais clara ou se estiver pintando sobre uma cor que pode vazar através da cor nova, como o vermelho.
  • Dependendo do acabamento desejado, use uma tinta látex com acabamento fosco, semibrilho ou acetinado. Um acabamento fosco não tem brilho quando seca. Normalmente, ele é usado em paredes externas. Um acabamento de semibrilho tem um brilho sutil, normalmente usado para pintar portas de interiores e batentes de portas e janelas. Um acabamento acetinado tem uma aparência bem brilhante. Normalmente é usado como acabamento decorativo em itens que você quer destacar, como móveis, batentes de portas e janelas e armários.

O que você precisa

  • Raspador de tinta
  • Alvejante
  • Balde
  • Esponja
  • Pano
  • Detergente líquido
  • Bandeja para pintura
  • Pincel ou rolo de tinta
  • Palito para mexer tinta
  • Primer
  • Tinta látex acrílica

Referências

Loading ...
Loading ...