Como fazer uma pipa chinesa de borboleta
Butterfly kite image by Freeze Frame Photography from Fotolia.com
Borboletas são seres lindos. Há cerca de 500 tipos delas, e muitos tipos têm asas de diferentes formatos e de todas as cores do arco-íris. Pipas de borboletas feitas à mão são assim também. Nenhuma é igual a outra. Essa é a força do artesanato tradicional. Antes da automatização, artesãos chineses habilidosos se orgulhavam de criar obras-primas usando sedas e madeira natural. Você também pode fazer isso.
Construindo a pipa
Step 1
Corte o núcleo de vime na metade. Use o estilete para dar um talho na ponta de cada peça. Mergulhe uma metade do núcleo de vime em água quente até que fique flexível. Amarre a linha ao redor de um dos talhos e puxe a vara até ficar em formato de gota, unindo os talhos. Amarre a linha em um padrão de número 8 entre os talhos nas duas peças cinco ou seis vezes. Puxe bem a linha, deixando bem apertado. Repita o processo com a outra metade da vara de vime.
Step 2
Uma vez que as varas de vime esfriarem e secarem, atravesse as duas peças uma pela outra (formando um desenho de asas formadas com linhas) e aplique cola de madeira no ponto onde as peças de vime se tocam. Enrole esse ponto de contato com a linha dando um nó em forma de 8 para prender melhor. Corte um pedaço de bambu longo o bastante para caber verticalmente atrás da armação das asas e se estender em 2,5 cm no topo e na parte de baixo. Dê um talho a 1,2 cm dessas duas pontas. Corte outro suporte longo o bastante para se ajustar de uma extremidade das asas para a outra. Fixe os suportes um ao outro, formando um "X" e o prenda na armação das asas com linha e cola. Adicione apoios em qualquer lugar que parecer estar balançando. Deixe secar.
Step 3
Coloque-os na parte superior da seda. Use giz de costureira para traçar 5 cm ao redor de cada asa. Cole a seda ao redor da estrutura. Deixe secar. Corte um retângulo de seda preto longo o suficiente para ir verticalmente até a parte superior da armação da pipa. Costure a ponta mais longa da seda preta, formando um tubo, e amasse-o. Cole ou costure o tubo na seda colorida, deixando o suficiente da largura do tubo solta para permitir que ele se abra durante o voo.
Step 4
Pinte a pipa de forma que pareça uma borboleta de verdade. Dê atenção às nervuras e manchas das asas. Deixe a tinta secar. Prenda linhas a ambos os talhos no suporte vertical de bambu, formando um "V" na frente da pipa, prendendo-o à linha mais longa que será usada para soltar a pipa.
Referências
- "Confeccionando e soltando pipa"; Harold Ridgway; 1962 [em inglês]
Dica
- Para fazer uma pipa ainda mais tradicional, faça o formato das asas com bambu aquecido sobre uma chama concentrada. Seja muito cuidadoso para não queimar o bambu ou a si mesmo.
- Pode-se adicionar curvas à linha externa da pipa, prendendo madeira de balsa para fazer uma armação ondulada na parte externa das asas. Caso você queira uma borboleta com asas inferiores elaboradas, você pode fazer formas de gotas de varas de vime de 60 cm.
Advertência
- Cubra a superfície onde vai trabalhar ao fazer a pintura com jornal velho para evitar manchar as ondulações.
- Tenha cuidado ao manusear água quente e vime aquecido.
Sobre o Autor
Amber Royer is a librarian who has left the brick-and-mortar setting to freelance as an information professional. She lectures on cooking, the fine art of tea and herb gardening for a number of enrichment programs. Royer studied English, interior design and creative writing while earning a bachelor's degree from Lamar University.
Créditos Fotográficos
Butterfly kite image by Freeze Frame Photography from Fotolia.com