Como fazer uma placa com luz neon

••• Jessica Begum

Com a ajuda de um fio flexível de luz neon, também conhecido como "EL wire", em inglês, fazer seus próprios sinais luminosos fica fácil, fácil. Tudo que você precisa fazer é dobrar o fio em qualquer forma ou, neste caso, nos idiomas do amor. A delicadeza da fonte e a madeira reutilizada fazem desses sinais luminosos ideais para casamentos rústicos, mas são igualmente adoráveis em chás de bebê, festas de aniversário, Dia dos Namorados ou mesmo na decoração do dia a dia.

O que você vai precisar

Jessica Begum

  • Tábua de madeira recuperada de 13 x 50 x 2,5 cm (1 para cada placa)
  • Giz
  • Furadeira
  • Broca 1/8"
  • Madeira de demolição
  • Kit de luz neon flexível de 3 m de comprimento, equipado com bateria (1 kit para cada placa)
  • Tesoura
  • Fita crepe profissional para pintura
  • Uma caixa de grampos para rede, com 1 cm de comprimento
  • Martelo pequeno
  • Fita silver tape
  • 2,5 m de fita de cetim com 3,5 cm de largura

Passo 1: Comece com "Love"

Jessica Begum

Acesse o link eHow.com: Modelos para o projeto, na seção Referências abaixo, e descarregue os quatro modelos. A palavra em inglês para "amor" é a mais fácil de elaborar dentre os quatro sinais, então comece com ela. Posicione o modelo de "Love" ao lado de sua peça de madeira para usá-lo como referência. Analise como você gostaria que ficasse a disposição dela e marque a madeira com giz onde a letra "L" deve começar.

Dica: Você pode fazer seu próprio design das palavras (ou até mesmo usar outros termos) com um programa editor de textos. Use uma fonte cursiva e formate o tamanho da palavra mais ou menos em 250 pontos de forma que caiba numa folha de papel de 21 x 28 cm quando você imprimi-la em formato paisagem.

Passo 2: Fure as marcas

Jessica Begum

Ponha um pedaço de madeira de demolição sob a peça de madeira do seu painel para evitar que sua mesa de trabalho seja danificada quando você furá-la. Posicione a furadeira sobre a marca de giz e perfure a madeira completamente.

Passo 3: Corte a ponta do fio de neon

Jessica Begum

O fio de neon vem com uma tampinha na ponta. Corte-a usando uma tesoura de forma que a ponta do fio atravesse o orifício de 0,5 cm de diâmetro que você fez com a furadeira.

Passo 4: Passe o fio de neon através do buraco na madeira

Jessica Begum

Pela parte de trás da peça de madeira, passe a ponta cortada do fio de luz neon. Puxe-o através do orifício até o fio negro que liga a parte luminosa do fio de neon à bateria recarregável encostar na parte de trás da peça de madeira.

Passo 5: Fixe a bateria do fio de neon com fita adesiva

Jessica Begum

Temporariamente, cole com fita adesiva a parte preta do fio ao lado de trás da madeira com fita crepe para pintura. Isso evitará que o fio de neon escape do lugar enquanto você trabalha no projeto.

Passo 6: Esboce as letras

Jessica Begum

Vire a tábua de madeira e dobre o fio de neon de modo a formar as letras. Tenha seu modelo à mão para ver como delinear as letras, mas não é preciso copiá-las exatamente como estão no papel. O fio vai se dobrar naturalmente em algumas direções, mas vai dar trabalho em outras, então siga a tendência dele. Use pequenas tiras de fita crepe para pintura para segurar as letras na tábua à medida que vai escrevendo-as.

Passo 7: Belisque o fio para formar as pontas das letras

Jessica Begum

Gentilmente belisque o fio para formar as pontas agudas das letras. Neste caso, trata-se da letra "v".

Passo 8: Ajuste as letras se necessário

Jessica Begum

Continue delineando e colando as letras até terminar a palavra "Love". Verifique se a palavra inteira cabe uniformemente e está centralizada na placa de madeira. Nesse ponto, o fio é fácil de manipular. Portanto, se o espaçamento parece irregular ou se as letras parecem muito grandes ou pequenas, você pode ajustá-las sem problemas.

Passo 9: Fixe as letras na placa permanentemente

Jessica Begum

Quando estiver satisfeito com o leiaute, remova o primeiro pedaço de fita crepe e coloque um grampo para rede para fixar o fio de neon permanentemente no lugar. Com o martelo pequeno, gentilmente martele o grampo no lugar até o fio ficar ajustado. Não martele com muita força, pois isso pode cortar o fluxo da luz através do fio. Continue fixando os grampos e removendo a fita crepe à medida que vai trabalhando no restante das letras.

Passo 10: Perfure a madeira onde a palavra termina

Jessica Begum

Faça um furo onde o fio de neon deveria terminar, no final da palavra, e passe a parte que sobrar através dele até a parte de trás da peça de madeira.

Passo 11: Fixe o fio e a bateria recarregável

Jessica Begum

Vire a placa e corte o excesso de fio de neon com a tesoura, deixando cerca de 5 cm. Com a fita silver tape, fixe o fio que sobrar à tábua e também a bateria recarregável no meio da peça de madeira. Tenha atenção para não colocar a fita sobre o botão de ligar e desligar da bateria. Se ainda houver, remova a fita crepe para pintura e fixe quaisquer fios soltos que encontrar usando a fita silver tape.

Passo 12: Faça uma alça

Jessica Begum

Pregue dois grampos para rede na parte de cima da placa, um em cada extremidade. Amarre um pedaço de fita de cetim de 60 cm de comprimento nos grampos para compor uma alça.

Passo 13: Faça os sinais restantes

Jessica Begum

Depois que terminar a primeira placa, faça as demais seguindo as mesmas instruções. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a concluir o projeto.

Dica 1: Atravessar e pontuar letras

Jessica Begum

Algumas vezes, o fio de neon não se dobrará o suficiente para formar as letras ou você precisará "cruzá-lo" para formar a letra "t" ou "pontuá-lo para formar o "i". Para resolver esses problemas, termine de delinear as letras sem os traços e pontos. Perfure um buraco na madeira onde a palavra termina e passe o fio através dele até a parte de trás do painel. Então, marque a madeira com giz onde os traços ou pontos devem ficar e faça furos adicionais nessas marcas. De trás, passe o fio através do buraco até a parte da frente e de volta para trás pelo outro orifício, como se estivesse costurando com o fio de neon. Firme o fio com fita silver tape na parte de trás da peça de madeira.

Dica 2: Delinear a palavra "Amore"

Jessica Begum

"Amore", a palavra em italiano para amor é a mais difícil das quatro, pois o fio de neon não se dobra o suficiente para formar a letra "m" e você precisará fazer um traço para formar o "A" maiúsculo. Resolva esses dois problemas com uma tacada só.

Comece marcando na peça de madeira onde o "A" deve começar e perfure-a nesse ponto. Pela parte de trás, passe todo o fio através do orifício. Forme a primeira parte do "A" e o primeiro arco da letra "m" com o fio de neon e fixe-o no lugar com a fita crepe. Então, use o giz para marcar a parte de baixo do primeiro arco na letra "m" e outra marca na parte de cima do segundo arco. Marque com giz também onde o traço sobre a letra "A" deve começar e terminar. Perfure a madeira nesses quatro pontos. Passe o fio pela parte de baixo do primeiro arco da letra "m" e volte através do lado esquerdo da letra "A". Atravesse o fio por cima da letra e passe-o pelo buraco à direita de volta para a parte de trás da madeira, voltando para a frente do painel pelo orifício no começo do segundo arco da letra "m". A partir daí, o restante da palavra deve seguir normalmente.

Exiba as placas na parede

Jessica Begum

Reúna os sinais na parede, alinhe-os numa fileira ou pendure-os irregularmente em diferentes lugares. Para ligá-los, simplesmente ponha o interruptor de cada bateria na posição "ligado". As possibilidades de placas luminosas são tantas quanto as formas de dizer "amor".

Acenda as placas de noite

Jessica Begum

As placas realmente "brilham" quando você as acende à noite. Pendure-as em festas de casamento descoladas, chás de bebê, outros eventos especiais ou simplesmente use-as para definir o clima romântico do seu quintal ou deck.

Mais recentes

×