Como plantar um caroço de azeitona

Desde o dia em que a pomba voltou para Noé com um ramo de oliveira (um símbolo da paz), o humanos tiveram um caso de amor duradouro com essa planta. Melhor adaptada para crescer em climas mediterrânicos, as oliveiras podem viver mais de 1.000 anos. O cultivo da oliveira a partir de caroço é bem desafiador, sendo por isso que ela é mais cultivada a partir de cortes. Para cultivá-la com o caroço, lembre-se de usar uma azeitona fresca, e não aquela comprada em latas ou jarras que foi salgada ou tratada. As oliveiras são resistentes em regiões de temperatura entre 30 e 40 ºC.

Step 1

Faça incisões no caroço da azeitona. Esse é um processo através do qual se quebra o duro revestimento mais externo do caroço, deixando a umidade chegar ao núcleo. Para fazer isso, use uma lima para esfolar apenas uma pequena parte do revestimento externo. Também é possível usar alicates, com bastante cuidado, para quebrar a casca.

Step 2

Despeje partes iguais da areia grossa e da perlita em um vaso de 10 cm para plantio. Regue o solo bem e deixe o excesso de água escorrer pela base do vaso.

Step 3

Plante o caroço a 2,5 cm de profundidade no solo. Cubra-o levemente com areia.

Step 4

Coloque o vaso em um tapete de aquecimento ajustado em 21 ºC. Ele deve permanecer no tapete, em um ambiente sem correntes de ar, por quatro semanas.

Step 5

Remova o vaso do tapete e coloque-o em um ambiente onde a temperatura permaneça a 15ºC. Essa temperatura deve continuar até que a planta germine. Depois, ela pode ser colocada em um local ensolarado.

×