Como impermeabilizar um vaso de gesso

••• Jack Hollingsworth/Digital Vision/Getty Images

O gesso é um ótimo material para vasos. É fácil de moldar em formatos originais, é relativamente leve e assenta bem as cores. No entanto, embora durável, o material é muito poroso. Com o tempo, a água do seu regador ou da chuva vai desintegrá-lo e expor as raízes da planta. Para evitar esse problema, aplique um impermeabilizante para vedar os poros de penetração da água.

Passo 1

Coloque um par de luvas de borracha para evitar a oleosidade de suas mãos na superfície do gesso.

Passo 2

Limpe a superfície do vaso com uma flanela. Retire as manchas mais difíceis com uma borracha branca. Se ele já tiver sido demasiadamente manuseado e estiver muito sujo, limpe a superfície com um pano limpo umedecido com aguarrás, mas não encharcado.

Passo 3

Coloque epóxi no interior de um recipiente descartável. A maioria vem em duas partes, que devem ser misturadas na proporção descriminada pelo fabricante. Mexa vigorosamente com um pedaço de madeira até que as partes estejam bem misturadas.

Passo 4

Coloque o vaso em sua base. Aplique uma camada de selante epóxi no interior com um aplicador de pincel de espuma, de acordo com as instruções do fabricante.

Passo 5

Deixe secar por uma hora.

Passo 6

Vire o vaso ao avesso. Pinte a superfície externa com epóxi. Fure cada buraco de drenagem com um cotonete. Não deixe que o excesso de epóxi obstrua o furo.

Passo 7

Deixe o selante secar para a segunda demão -- o tempo que deve decorrer antes que você aplique outra camada -- conforme as instruções do fabricante (geralmente em torno de seis horas). Isso estará descrito na embalagem do epóxi.

Passo 8

Repita os Passos 3 a 6 para aplicar outra camada no vaso.

Passo 9

Deixe o vaso curar pelo tempo recomendado pelo fabricante (geralmente 36 horas), antes de colocar uma planta no vaso.

Mais recentes

×