Para que é usado o poliacrilato?
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Poliacrilato é uma classe química de polímeros de acrilato derivados da polimerização de esteres do ácido acrílico com sais. Cada monômero de acrilato contém um grupo vinil: um par de átomos de carbono ligados por uma ligação dupla ligados a um grupo carboxila. Devido à alta reatividade de ligações duplas entre carbonos, o acrilato se polimeriza prontamente e é usado em uma variedade de plásticos, adesivos e aglutinantes químicos.
Adesivos
Michael Blann/Photodisc/Getty Images
Emulsões de polivinilacetato copoliméricas (PVAc) e ácido acrílico criam um adesivo elástico mais adequado para materiais porosos como madeira, papel e têxteis. Usos do PVAc incluem consolidantes de arenito e colas comerciais branca e de carpinteiro. Cianoacrilatos, uma classe de adesivos conhecida como colas instantâneas, compõem uma gama de adesivos para usos desde médicos à colas comerciais, como Super Glue e Krazy Glue.
Aglutinantes
Martin Poole/Photodisc/Getty Images
Emulsões de poliacrilato são úteis em suspensões de pigmentação, mais notavelmente em aplicação em tintas de látex e acrílica. Elas agem como aglutinantes para tintas de interiores e exteriores e provêm um meio à base de água para tintas acrílicas artísticas. As propriedades das emulsões de poliacrilato permitem que a tinta acrílica seque mais rápido do que tintas à base de óleo, mais ainda mantêm um alto level de miscibilidade quando fresca.
Vidro
Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images
Além de seu uso como adesivo, o poliacrilato é bem conhecido por ser um revertimento de vidro resistente à quebra. Vidro acrílico, um polímero sintético de metilmetacrilato, é um plástico comumente vendido com o nome de Plexiglas. Pode ser usado para aplicações que precisam de muita resistência, redirecionamento de luz para cortes de superfícies a laser e para tecnologias médicas, como lentes oculares substitutas e implantes de cimento ósseo.
Espessantes/dispersantes
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
Poliacrilatos de sódio são comumente usados em produtos de consumo e agem como espessantes hidrofílicos para aumentar a viscosidade de sistemas baseados em água. Em baixas concentrações sais de poliacrilato de sódio podem se comportar como dispersantes e agentes umectantes, promovendo a miscibilidade em uma dispersão que de outra forma seria instável. Polímeros de alquil acrilato reticulados também são muito usados nos campos de ciências de alimentos, produtos de consumo e cosméticos, como modificadores de reologia: substâncias que alteram as características de fluxo e deformação de líquidos e sólidos macios.
Absorventes
Rayes/Lifesize/Getty Images
Devido a sua propriedade de absorver água, o acrilato de sódio é também usado em séries de absorventes industriais e comerciais. A introdução de um sal do hidróxido de sódio ao polímero neutro de acrilato cria grupos carregados positivamente e negativamente pelo comprimento do polímero. Quando exposto à água, uma substância naturalmente polar, as moléculas de água são atraídas aos grupos carregados e se ligam à cadeia polimérica criando uma substância viscosa, parecida com um gel. Polimetilacrilatos são uma outra classe de polímeros de acrilato que é usada especificamente para a produção de um polímero super absorvente. Poliacrilatos de sódio e polimetilacrilatos podem ser encontrados em produtos como fraldas, géis anti-fogo e curativos.
Referências
Sobre o Autor
Patrick Ferrara is a freelance writer, technology enthusiast and chemist in the New York City metro area. Holding degrees in both film studies and biology, his work oscillates between the purely technical to the wholly creative with most of his published articles featured on the genre site Mania.com.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images