Pode-se podar magnólias?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Magnólias estão entre as mais antigas famílias de plantas, com fósseis que datam de 36 a 58 milhões de anos, segundo a Universidade da Flórida. O grupo da planta contém 80 diferentes espécies de árvores e arbustos de folhas caducas e persistentes. Magnólias são nativas das regiões do leste asiático e do leste americano, são apreciadas por suas flores perfumadas na primavera, em tons de rosa, verde, amarelo ou branco. Todas as magnólias, arbustos e árvores, necessitam de poda anual feita em um momento específico do ano, conforme citado por Judy Lowe em "Ortho's All About Pruning", (Tudo Sobre Poda - Coleção Ortho).
Magnólias caducas
A melhor época para podar magnólia de folha caduca é entre o meio do verão e início do outono. Evite podas do final do inverno ao início da primavera, pois os cortes da poda tendem a sangrar. O principal objetivo da poda das magnólias caducas é desenvolver uma estrutura forte desde pequenas e manter uma forma ampla e difusa. Isso ajuda a exibir o tronco e flores vistosas.
Métodos de poda
Comece a moldar a árvore desde o início, cortando todos os ramos fracos e brotos compridos. Não pode em excesso, pois isso favorece o crescimento de brotos verticais longos. Recomenda-se remover madeira morta e brotos verticais a cada ano. Isso ajuda a reduzir o estresse sobre a árvore. Ao cortar ramos, se reduz pontas feias, promovendo uma bifurcação natural.
Magnólias persistentes
A melhor época para podar a magnólia persistente é logo após a floração, no final da primavera e início do verão, assim como as maioria das variedades de magnólia de folha caduca. Recomenda-se fazer podas mais pesadas, para moldar a forma enquanto as árvores ainda são jovens, uma vez que nas árvores maduras os cortes da poda podem levar muito tempo para curar.
Método de poda
Pode jovens magnólias persistentes deixando curtos os ramos longos. Se forem necessários mais ramos nus, retire os galhos mais baixos desses ramos. Uma poda severa só deverá ser feita nos casos em que as árvores necessitem de uma renovação séria ou que estejam danificadas por tempestades. A poda severa deve ser feita cortando do crescimento para o tronco principal. No entanto, é melhor fazê-la ao longo de alguns anos para evitar estressar a árvore.
Referências
- “Ortho’s All About Pruning”; Judy Lowe; 1998 [em inglês]
- Royal Horticultural Society: Magnólia [em inglês]
Sobre o Autor
Irum Sarfaraz is a freelance writer with over 20 years of nonfiction writing experience in newspaper op-eds and magazine writing, book editing, translating and research writing. Sarfaraz is originally from Pakistan and has been published in both American and Pakistani newspapers and magazines. She holds a Bachelor of Arts in English literature, and diplomas in nonfiction writing.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images