×
Loading ...

Como fazer uma ponte de canudos

Engenheiros têm trabalhado durante anos para desenvolver pontes melhores e mais fortes que possam resistir a quantidade enormes de peso. Alunos podem aprender sobre pontes e diferenças na força entre os tipos de construção construindo uma feita de canudos. Seja a ponte para um experimento ou modelo, esses itens de canudo funcionam bem quando construídos de forma adequada e aguentam um peso relativamente grande.

Instruções

Faça uma ponte de canudos (chris hansen/Demand Media)
  1. Corte seis canudos ao meio para criar doze pedaços menores. Pode ser necessário mais se quiser fazer uma ponte maior. Coloque três pedaços para formar um triângulo e fixe-os nos cantos com fita adesiva.

    Se a fita não prender os triângulos, faça uma pequena bola de argila e insira-a nos pedaços de canudo. Aplique uma em cada canto e adicione a fita adesiva, se for necessário, para fixá-los. Alguns projetos podem pedir que sejam usados somente canudos e fita; nesse caso, será necessário usar mais fita para garantir que as peças fiquem no lugar.

    Loading...
    Corte os canudos em pedaços menores (chris hansen/Demand Media)
  2. Repita até ter quatro triângulos. Corte mais seis canudos e crie quatro triângulos adicionais para um total de oito. Verifique se eles estão todos com o mesmo tamanho. Coloque quatro triângulos lado a lado com apenas os cantos inferiores encostando e cole essas áreas. Repita o mesmo para os outros quatro triângulos para criar dois conjuntos do quatro.

    Faça triângulos colando os cantos dos canudos (chris hansen/Demand Media)
  3. Coloque um canudo no fundo dos quatro triângulos e prenda-o colando um pedaço de fita adesiva ao redor dele e no centro de cada triângulo. Repita o mesmo para o outro conjunto. Anexe dois canudos, se um não for comprido o suficiente, e apare o comprimento restante das pontas.

    Anexe um canudo no fundo dos quatro triângulos (chris hansen/Demand Media)
  4. Coloque um canudo pelo topo dos quatro triângulos e passe fita adesiva ao redor dele e na ponta de cada forma. Repita o mesmo para o segundo conjunto de quatro triângulos e apare qualquer excesso de canudo.

    Coloque um canudo pelo topo dos quatro triângulos (chris hansen/Demand Media)
  5. Peça a um amigo que segure os dois conjuntos de triângulos, que agora são as laterais de sua ponte, vertical e com aproximadamente 5 a 7,5 cm de distância estando paralelos um ao outro. Estenda pedaços de canudo embaixo do canto superior de cada um dos quatro triângulos para deslizar embaixo da parte superior das formas no outro lado. Cole os canudos no lugar com fita adesiva. Repita o processo com os cantos da parte inferior dos triângulos.

    Crie as laterais da ponte (chris hansen/Demand Media)
  6. Coloque sua ponte em uma superfície resistente. Se ela parecer instável ou não for forte o suficiente, conecte-a a um pedaço pequeno de canudo a partir do canto superior de cada triângulo até o centro do canudo de baixo que forma esse triângulo. Assegure-se de conectar os canudos compridos acima e abaixo dos triângulos. Isso fornece um suporte adicional para sua ponte.

    Posicione a ponte em uma superfície plana (chris hansen/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • Ao projetar sua ponte de canudos, lembre-se de que triângulos são as formas mais fortes para serem usadas, de acordo com o site Technology Student, enquanto os quadrados são as mais fracas.

O que você precisa

  • Tesoura
  • Canudos
  • Fita adesiva
  • Argila ou massa de modelar

Referências

Loading ...
Loading ...