Como usar porcas e arruelas de pressão
torque wrench and accessories image by Christopher Dodge from Fotolia.com
Porcas e arruelas comuns, usadas para prender um parafuso em algo que esteja sujeito a constantes vibrações — como um eixo de roda ou um acessório de motor —, acabam se soltando. Arruelas e porcas de pressão evitam isso. Quando apertadas com o torque correto, as arruelas de pressão exercem uma tensão de mola contra o elemento de fixação, evitando que as vibrações as soltem. As porcas de pressão (ou porcas de travamento) têm um inserto maleável que se deforma, aderindo às roscas dos parafusos em que são colocadas e evitando que as vibrações as soltem. Na maioria dos casos, deve-se optar ou por arruelas de pressão ou por porcas de pressão — nunca ambas — em um mesmo ponto de fixação.
Arruelas de pressão
Step 1
Coloque a arruela de pressão entre a porca e a superfície de trabalho se estiver ajustando uma porca em um parafuso, ou entre a cabeça do parafuso e a superfície de trabalho, se estiver ajustando um parafuso em um furo rosqueado (ou seja, o parafuso entra no buraco sem transpassar o material).
Step 2
Veja se os dentes da arruela de pressão se encaixam completamente entre a cabeça do parafuso (ou a porca) e a superfície de trabalho. Se os dentes da arruela não entram em contato com ambas as superfícies, não haverá pressão para segurar as peças. Mude os tamanhos ou tipos de arruelas conforme a necessidade para garantir que os dentes da arruela fiquem entre a superfície de trabalho e a cabeça do parafuso antes de continuar. Se você estiver usando uma arruela de pressão partida (também chamada de helicoidal), ignore este passo.
Step 3
Aperte a porca (conjunto de porca e parafuso) ou parafuso (conjunto de furos rosqueados) com o torque especificado no manual do seu projeto. Utilize uma chave de torque para assegurar o aperto correto.
Step 4
Observe a arruela de pressão e veja se os dentes estão entre a cabeça do parafuso e a superfície de trabalho. Se você estiver usando uma arruela partida (arruela helicoidal), verifique se ela ainda está "dividida", com um lado fora de alinhamento com o outro para que a arruela exerça pressão de mola no parafuso (ou porca). Se o torque necessário para aquele ponto de fixação achatar a arruela partida, deixando-a como uma arruela normal, ela deixará de funcionar como arruela de pressão; neste caso, é melhor usar arruela de pressão dentada.
Porcas de pressão
Step 1
Coloque a porca no final da rosca do parafuso, assim como faria com uma porca comum. Veja se a porca tem uma porção central elevada e deixe-a para fora. A superfície plana da porca de travamento deve assentar-se nivelada com a superfície de trabalho, depois de apertada.
Step 2
Aperte manualmente a porca de pressão até que seja firmemente enfiada para o parafuso.
Step 3
Aperte a porca com uma chave de torque até atingir o torque especificado.
Mais Artigos
Como ajustar um regulador de gás→
Como reparar um aparador de grama que só funciona com o afogador puxado→
Como consertar uma corda de partida de cortador de grama→
Como ajustar as válvulas a diesel Yanmar→
Como remover tampas de encaixe em um assento de vaso sanitário→
Como abrir um Nintendo DS sem uma chave Philips tri-wing→
Referências
Dica
- O tipo mais comum de porcas de pressão (ou travamento) tem uma inserção de nylon que se deforma para agarrar as roscas do parafuso, de modo que deve ser utilizada apenas uma vez e, depois, descartada e substituída por uma nova porca de travamento. A reutilização deste tipo de porca pode diminuir seu poder de travamento, já que o nylon se deforma e não poderá aderir à rosca novamente.
Créditos Fotográficos
torque wrench and accessories image by Christopher Dodge from Fotolia.com