×
Loading ...

É possível adicionar uma tomada em um piso laminado?

O piso laminado é uma escolha cada vez mais popular de material para dar acabamento em um ambiente. Suas diversas opções combinadas com a facilidade da instalação fizeram do piso uma escolha comum para todos, até mesmo dos adeptos do "faça-você-mesmo". Em alguns ambientes, você pode escolher colocar tomadas no chão. Isso é simples de ser feito, seja antes ou depois da colocação do piso.

Piso laminado (Stefanie White/Photodisc/Getty Images)

Tomadas pré-existentes

A maneira mais fácil de utilizar uma tomada no piso laminado é se já existe uma saída elétrica no chão. Isso quer dizer que a fiação e os conduítes já estão lugar e não será preciso escondê-los. Para instalar o piso laminado em torno desta tomada, primeiro remova qualquer tampa de saída que possa ​​estar presente. Em seguida, corte o laminado para caber em torno da caixa elétrica, agora exposta. Corte o laminado para que se encaixe nivelado contra a caixa, mas de forma que ainda sobre um pequeno vão devido à expansão natural do piso, que ocorre com o tempo. Quando colocar a tomada de volta, veja se ela cobre o vão entre a caixa elétrica e o laminado.

Loading...

Instalando a tomada

Se não houver nenhuma tomada no chão antes de instalar o laminado, é necessário fazer algumas coisas extras. A caixa elétrica, por exemplo, deve ser instalada antes do piso. O conduíte que mantém a fiação deve ser colocado abaixo do nível do chão para que o laminado caiba uniformemente sobre o piso inteiro e fique nivelado com a parte superior da caixa elétrica.

A maioria das lojas de ferragens vende caixas de tomada elétrica com altura ajustável, especificamente para uso em pavimentação. Isso é altamente recomendável, uma vez que facilitará todo o processo, mesmo com o piso. Se a sub-base que vai sobre os laminados tem um espaço acessível abaixo dela, isso não será um problema. O conduíte pode ser alimentado por baixo da caixa elétrica e correr ao longo do espaço de teto abaixo da sub-base. Se a sub-base é de concreto, no entanto, deve-se fazer uma vala para o conduíte. Isto inclui a utilização de algumas ferramentas de corte de betão, o que pode ser trabalhoso e demorado. Se este for o caso, consulte um eletricista para auxiliar na gestão do conduíte através do concreto, especialmente se várias tomadas precisam ser instaladas.

Quando o conduíte e a fiação tiverem sido instalados na sub-base e a caixa estiver segura, o laminado pode ser instalado. A partir daqui, o procedimento é o mesmo como já citado. Lembre-se de deixar um pequeno vão e use uma capa de tomada para terminar a instalação e dar uma aparência profissional e bem feita.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...