×
Loading ...

Posso envernizar uma cerca quando estiver molhada?

Citando Robert Frost: "Boas cercas fazem bons vizinhos." Se isso for verdade, então, como fazer uma boa cerca? Além da construção sólida e madeira de ótima qualidade, nenhuma cerca seria completa sem uma boa camada de verniz. O verniz evidencia as melhores qualidades da madeira e adiciona um toque final de beleza e proteção tão necessária. Mas digamos que você tenha acabado de montar sua cerca e uma tempestade esteja se aproximando. Ainda é possível envernizar madeira molhada? Existe uma resposta para isso.

Aplique o verniz de acordo com o tipo de madeira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A resposta

A resposta curta e rápida é... não. A maioria dos vernizes de madeira são à base de óleo e, portanto, não irão se fixar bem em uma superfície molhada. Se aplicado em madeira molhada, o resultado será uma camada fina que eventualmente será removida após algumas chuvas. Alguns à base de água serão mais efetivos, porém, produzirão um acabamento inferior quando comparados à aplicações em uma superfície seca. Além disso, quando considerar a quantidade de tempo e atenção a detalhes necessária, a superfície molhada torna todo o processo desnecessariamente mais difícil.

Loading...

Quando envernizar

Aplique o verniz de acordo com o tipo de madeira que sua cerca foi feita. Madeiras novas e ainda sem tratamento devem ser envernizadas o mais cedo possível, após o processo de construção ter sido completado. Já as tratadas devem passar por um processo de lixiviação ou ficarem expostas ao tempo antes de receberem uma camada. Madeira velha que já tenha sido envernizada antes pode ter que ser tratada com um removedor antes da aplicação do novo produto. Nunca passe uma camada nova sobre uma antiga. Esse processo é melhor realizado em um dia quente e moderadamente ensolarado. Lembre-se: se chover antes do processo, deixe a madeira secar antes de começar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...