×
Loading ...

Como prender sua respiração por mais tempo ao tocar um sax alto

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os mestres do saxofone, assim como os alunos, gastam muito tempo fazendo exercícios e praticando diversas técnicas de respiração. Isso ajuda a produzir uma melhor qualidade de som e regula a respiração de modo que não interfira com a continuidade. Essencialmente, é essa regulagem que permite segurar o ar por longos períodos ao tocar. Trata-se de uma técnica complexa conhecida como respiração circular, em que o artista mantém reservas de ar em suas bochechas e sopra expelindo, enquanto respira pelo nariz. Quando essa técnica é repetida continuamente, um saxofonista pode tocar sem pausa por um longo tempo. Leia mais para descobrir como você pode adquirir a habilidade incomum da respiração circular.

Instruções

O saxofone exige um fôlego bem treinado (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

    Aquecendo a respiração

  1. Prepare-se para a sua prática com alguns minutos de respiração abdominal profunda. Inspire e expire profundamente e sinta seu diafragma se expandir e contrair enquanto faz isso. Esse é um exercício excelente para aliviar a pressão e relaxar o corpo.

    Você precisa praticar essa habilidade antes de aplicar a respiração circular para o sax alto.

    Loading...
  2. Encha a boca completamente com água, de modo que seu rosto fique inchado. Respire pelo nariz algumas vezes.

  3. Sem parar com a respiração regular, faça um bico com os lábios e comece a esguichar a água muito lentamente em uma fina corrente. Não pause sua respiração em qualquer estágio.

  4. Tente fazer a respiração circular sem água depois de ter praticado com ela algumas vezes. Esvazie seus pulmões, preencha suas bochechas com ar e force o ar para fora enquanto inspira. Pode demorar muitos dias para que você possa aperfeiçoar essa técnica antes de poder realmente aplicá-la ao seu sax alto.

    No saxofone

  1. Encha suas bochechas com ar e o solte soprando o saxofone. Enquanto faz isso, feche a entrada da sua garganta, tocando a parte de trás de sua língua no céu da boca.

  2. Inspire pelo nariz, concentrando-se em manter a nota. Para sustentá-la, você vai precisar usar o ar acumulado em suas bochechas.

  3. Solte a língua e encha suas bochechas assim que elas ficarem vazias. Tente manter a nota enquanto faz isso.

Loading...

O que você precisa

  • 1 copo de água

Referências

Loading ...
Loading ...