Como preparar um chá medicinal para um cão doente

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Se seu cão estiver doente e os medicamentos convencionais não estiverem funcionando, você deve considerar fazer um chá medicinal. Ele também é útil se não puder ser atendido por um veterinário durante o fim de semana ou fora do horário de atendimento. Os cães podem desidratar-se facilmente quando têm vômitos e diarreia. Este chá vai ajudar a aliviar o estômago e mantê-los hidratados.

Passo 1

Ferva quatro xícaras de água e adicione dois saquinhos de chá de camomila e dois de chá de hortelã. Certifique-se de que o chá não tenha cafeína. Deixe os saquinhos na água por 5 a 10 minutos.

Passo 2

Retire os saquinhos de chá e os descarte. Abra duas cápsulas de equinácea e despeje no chá. (Elas podem ser encontradas em drogarias.) Mexa bem.

Passo 3

Acrescente duas colheres de alho picado, que pode ser fresco ou em conserva. Mexa bem.

Passo 4

Despeje o chá em um recipiente e coloque no congelador por 10 minutos. (Isso esfriará o chá rapidamente sem a adição de gelo, o que diluiria o chá.)

Passo 5

Assegure-se de que o chá tenha esfriado. Em seguida, use uma seringa para dar uma dose do chá na boca do cão, inserindo-o pela lateral da bochecha do animal. Certifique-se de que ele engula. Você pode precisar inclinar a cabeça dele para trás e massagear a garganta para persuadi-lo a engolir.

Passo 6

Quanto mais doente o cão estiver, mais você deve oferecer o chá. Um cão de grande porte pode precisar de três a quatro doses de cada vez. Uma dose equivale a pelo menos uma colher de sopa.

Mais recentes

×